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Ferrari Testarossa completa 30 anos

Submitted by on 20 de novembro de 2014 – 10:38No Comment

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Difícil encontrar quem discorde de que a grande estrela do Salão de Paris de 1984 foi a Ferrari Testarossa, escolhido o mais belo carro do evento. Sua tarefa não era nada fácil. Ela foi projetada para substituir a 512 Berlinetta Boxer (BB), primeiro modelo da marca com motor central, clássico muito elogiado e admirado da década anterior. A apresentação para imprensa e convidados se deu na véspera da abertura do salão no clube noturno Lido, na avenida Champs Elysées, cartão-postal da capital francesa.

Dessa vez o motor boxer de 12 cilindros partia de 390 cv, o que levava a Testarossa a at√© 290 km/h e cumpria a marca de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Era o motor mais potente em um carro de produ√ß√£o at√© ent√£o. O c√Ęmbio manual dispunha de cinco velocidades. Era tamb√©m a primeira vez que uma Ferrari tinha um nome que n√£o fosse uma sigla. Ele homenageava os modelos 250 e 500 Testa Rossa de corrida da escuderia Ferrari nos anos 50, que usavam cabe√ßotes vermelhos. O motor agora tinha quatro v√°lvulas por cilindro.

Se o desenho geral da carroceria era evolutivo em rela√ß√£o √† BB, a Pininfarina n√£o teve pudores de criar as tomadas de ar laterais com v√°rias aletas ‚Äď havia um radiador para cada lado ‚Äď, combinando com a grade (falsa) dianteira e a traseira, que cobria at√© as lanternas. Radical para a √©poca, o design at√© hoje √© considerado exagerado por alguns, tanto melhor como s√≠mbolo das extravag√Ęncias est√©ticas da √©poca. Na Auto Expo de Los Angeles em 1985, a Testarossa recebeu dos organizadores o pr√™mio ‚ÄúCar Design Award 1985‚ÄĚ. Com 7177 produzidas at√© 1991, o superesportivo teria vida mediante atualiza√ß√Ķes extra com a 512 TR at√© 1994 e depois com a 512 M at√© 1996.

Fonte: Fabiano Pereira / Quatro Rodas

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