Toyota Yaris sedã começa a chegar às concessionárias
12 de julho de 2018 – 8:51 | Comentários desativados

 Configuração sedã do Yaris começou a ser fabricada na semana passada e já chegou a concessionárias da marca no país
O Toyota Yaris sedã já começou a chegar às concessionárias da marca, de acordo com informações …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Indústria

Fábrica da GM em Joinville (SC) conquista certificado ambiental

Submitted by on 17 de março de 2014 – 11:20No Comment

01

A General Motors do Brasil levou um grupo de jornalistas especializados a Joinville (SC) para anunciar que sua fábrica de motores e cabeçotes, inaugurada em fevereiro de 2013, acaba de conquistar a certificação Leadership in Energy and Environmental Design na categoria Gold (conquistou 60 pontos, dos 121 possíveis), a mais importante certificação internacional do U.S. Green Building Council. O feito é resultado dos investimentos em sustentabilidade e inovações industriais.

É a primeira fábrica a receber essa certificação no setor automotivo da América do Sul e a segunda fábrica da GM no mundo – a primeira, em 2006, foi a unidade de Lansing Delta Township, localizada em Michigan, nos Estados Unidos. Entre as inovações, estão a energia fotovoltaica, o uso racional da água e da energia elétrica, tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes e tratamento de água por osmose reversa. Outras quatro unidades comerciais da GM também já receberam a certificação.

“É uma avaliação muito exigente. Por isso é difícil conseguir a certificação. Estamos muito orgulhosos”, afirma Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil. “A performance ambiental da fábrica de Joinville estava em nosso foco desde o início do projeto.” O vice-presidente da empresa, Marcos Munhoz, diz: “Esse certificado coroa todo o trabalho e o compromisso que tivemos desde o início em construir uma fábrica sustentável”.

A unidade passou por vários processos ambientais para chegar neste nível. Um sistema de energia solar foi instalado para iluminar a fábrica e escritórios, evitando emissões de 10,5 toneladas de CO2 – o suficiente para abastecer 220 casas no Brasil anualmente. A energia solar também é utilizada para aquecer 15 mil litros de água por dia, reduzindo os custos de gás natural e evitando 17,6 toneladas de emissões de CO2 por ano. É o primeiro sistema de energia solar na indústria automotiva brasileira.

Com investimentos de R$ 350 milhões, a fábrica da GM em Joinville produz os novos motores SPE/4 1.0 e 1.4 que equipam os modelos Chevrolet Onix e Prisma. A unidade foi inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2013. Além dos motores, ela produz também cabeçotes de alumínio. Sua capacidade instalada de produção é de 120 mil unidades de motores e 200 mil de cabeçotes por ano, destinados às fábricas da GM de Gravataí (RS) e Rosário, na Argentina.

Fonte: THAIS VILLAÇA / Carpress

Comments are closed.