Toyota testará carro ‘falante’ e autônomo até 2020
17 de outubro de 2017 – 11:54 | Comentários desativados

A Toyota Motor disse nesta segunda-feira (16) que começará a testar um carro elétrico autônomo em torno de 2020, o modelo usará inteligência artificial (IA) para interagir com os motoristas.
O carro, cujo modelo conceito foi …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Indústria

Fábrica da GM em Joinville ganha prêmio ’verde’ inédito

Submitted by on 13 de março de 2014 – 11:07No Comment

01

A fábrica de motores e cabeçotes da GM do Brasil, em Joinville, Santa Catarina, acaba de conquistar um título inédito na América do Sul. Um ano após a inauguração, realizada oficialmente em 27 de fevereiro de 2013, a planta recebe a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – na categoria Gold, uma abaixo da principal Platinum, pelos investimentos em sustentabilidade e inovações industriais postos em prática na obra. Para se ter uma ideia da importância, a General Motors tem apenas cinco certificados destes no mundo: três deles em prédios comerciais e apenas um recebido por uma fábrica, a Lansing Delta Township, localizada em Michigan, nos Estados Unidos. O LEED é dado pela ONG norteamericana Green Building Council (GBC), responsável por avaliar a sustentabilidade dos mais diversos projetos de construção.

Dentre as inovações existentes na planta que foram avaliadas estão a energia fotovoltaica – primeiro sistema de energia solar na indústria automotiva brasileira –, o uso racional da água – com purificação e reaproveitamento através do tratamento por osmose reversa –, o tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes, e o racionamento de energia elétrica proveniente dos investimentos feitos para captar luz natural e, ao mesmo tempo, filtrar o calor do sol para impedir o aquecimento do local.

A cerimônia de entrega da certificação contou com as presenças do prefeito de Joinville, Udo Döhler; do presidente da General Motors do Brasil, Santiago Chamorro, que recebeu a placa das mãos do presidente da GBC no país, Felipe Faria. O prefeito, aliás, estava eufórico com o recebimento da certificação. “É uma honra muito grande para a nossa cidade que passará a ser reconhecida internacionalmente no mercado automotivo. É um orgulho poder dizer que não é apenas a GM do Brasil, e sim a GM de Joinville”, comemorou.

Com investimento de R$ 350 milhões, a fábrica da cidade catarinense produz 120 mil unidades por ano dos novos motores SPE/4, de 1.0 e 1.4 litro, que equipam os modelos Onix e Prisma, da Chevrolet. Além dos propulsores, a planta também fabrica anualmente 200 mil unidades de cabeçotes de alumínio. Toda a produção de propulsores e 60% dos cabeçotes são destinadas à fábrica da GM em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Os outros 40% restantes são enviados para unidade de Rosário, na Argentina.

Fonte: David Sharp / MotorDream
Foto: Divulgação

Comments are closed.