Avaliação: Honda Civic 2018 muda para recuperar terreno
19 de junho de 2018 – 11:45 | Coment√°rios desativados

A linha 2018 do Civic trouxe leves retoques e central multim√≠dia dispon√≠vel em todas as vers√Ķes. Tudo para ajud√°-lo a vencer a concorr√™ncia
Em 2009, comprei um Honda Civic LXS, com o qual fiquei por tr√™s …

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Estudo aponta que freio ABS pode salvar vida de motociclista

Submitted by on 17 de julho de 2013 – 13:31No Comment

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O n√ļmero de mortes de motociclistas no tr√Ęnsito poderia ser menor se as motos contassem com sistema de freios ABS de s√©rie, divulgou o Centro de Experimenta√ß√£o e Seguran√ßa Vi√°ria (Cesvi).

De acordo com a entidade, um estudo feito pela “Insurance Institute for Highway Safety” (IIHS), organiza√ß√£o dos Estados Unidos que realiza testes independentes de seguran√ßa, aponta que a presen√ßa de freios ABS em motos podem diminuir os acidentes fatais em 37%. Ainda segundo a experi√™ncia, o n√ļmero de colis√Ķes se torna 23% menor.

Em 10 anos, de 2001 a 2011 o n√ļmero de mortes em acidentes de tr√Ęnsito com motos no Brasil aumentou 263,5%, segundo o Minist√©rio da Sa√ļde. O Cesvi informa que apenas 17% das motos vendidas no Brasil possuem o sistema, e somente em motos acima de 250 cilindradas, que representam apenas 13% do total de motos comercializadas no pa√≠s. Nestes casos, o ABS, dispositivo que evita o travamento das rodas nas frenagens, aparece muitas vezes apenas como opcional.

Al√©m disso, a categoria city, que representaram quase 55% dos emplacamentos realizados no ano passado, apenas 5% possuem ABS, somente como opcional, diz o Cesvi. Os demais n√£o possuem o dispositivo nem como opcional. Segundo a entidade, o levantamento se baseou em 357 vers√Ķes de 199 modelos vendidos no Brasil.

Em uma frenagem a velocidade de 100 km/h, a moto com ABS leva em média 9 metros a menos para parar, afirma o Cesvi, além de possivelmente evitar tombos. Enquanto uma moto convencional leva 58,5 metros até parar, o modelo com ABS faz isso em 49,5 metros.

ABS será obrigatório na Europa em 2016
A partir de 2014, o ABS passa a se tornar obrigatório para carros no Brasil, mas para as motos o assunto ainda é debatido. Na Europa, a obrigatoriedade do ABS para motos passa a vigorar em 2016.

‚ÄúO consumidor vai perceber o benef√≠cio e cobrar√° o uso do dispositivo tamb√©m nas motos. Por isso, informa√ß√Ķes como as elaboradas por este estudo almejam orientar os consumidores na hora da compra, oferecendo a ele dados de qualidade e que colaborem para a prote√ß√£o de seu bem maior, que √© a vida”, disse Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi.

Fonte: G1
Foto: Divulgação / Bosh

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