Smart terá apenas carros elétricos
21 de maio de 2019 – 10:17 | Comentários desativados em Smart terá apenas carros elétricos

Smart fez série especial para marcar fim da produção de modelos com motor a combustão.
A Smart produziu uma série especial para marcar as últimas unidades do ForTwo com motor a combustão. Serão 21 carros feitos …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

Enquanto Ford dá adeus ao setor de caminhões, primeiro modelo da marca completa 102 anos

Submitted by on 2 de maio de 2019 – 15:44No Comment

Enquanto a Ford despede do setor de caminhões — manterá apenas uma joint venture na Turquia e, talvez o licenciamento no Brasil —, o primeiro caminhão da marca completa 102 anos.

O Model TT foi um dos ícones da marca e a sua trajetória teve início em 1917, ano de seu lançamento no mercado norte-americano.

O primeiro caminhão da fabricante Ford foi construído com base no Model T, veículo lançado em 1908, que já apresentava inovações, como o motor de 4 cilindros e suspensão com duas molas semielípticas.

Já as principais modificações no Model TT foram chassi e eixo traseiro reforçados para o transporte de cargas de até 1 t.

Ainda em seu primeiro ano no mercado, ao preço de US$ 600, o Model TT teve 209 unidades comercializadas, a maioria com destino ao trabalho no campo, reforçando o slogan comercial da Ford para o modelo: “Os clientes podem usá-lo na fazenda, mas ainda os levam à igreja no domingo”.

O Ford Model TT, porém, não teve vida longa. Em 1928, a Ford já havia comercializado cerca de 1,3 milhão de veículos da linha TT quando decidiu substituir o caminhão por outro de maior capacidade de carga.

Neste mesmo ano, foi lançado o Model AA, para o transporte de cargas de até 1,5 t.

Ao longo dos anos, a Ford substituiu seus modelos por caminhões de maior potência e capacidade de carga, com os modelos BB, e Model 50. Com a chegava da II Guerra Mundial, a fabricante interrompeu o desenvolvimento de novos projetos e só retomou após o final da guerra, em 1948, com o lançamento da F-Series.

Nenhum modelo, porém, foi tão glamouroso e importante quanto o precursor TT.

Texto: Marcos Villela

Fonte: Transporte Mundial

Portal Rodão

Comments are closed.