Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 Р14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
Uma das atra√ß√Ķes da BMW¬† no Sal√£o …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » F1

Em Paris, Renault apresenta primeiras imagens de motor V6 turbo

Submitted by on 21 de junho de 2013 – 11:46No Comment

21

Ante o julgamento sobre o polêmico teste de pneus da Mercedes com a Pirelli, a Renault apresentou na manhã desta sexta-feira, durante airshow em Paris, as primeiras imagens de seu novo motor V6 turbo de 1,6 litro.

A unidade motriz, denominada Energy F1, vai alimentar três equipes no ano que vem: Red Bull, Toro Rosso e Caterham. A renovação de contrato com a Lotus, equipe administrada pela montadora francesa nos anos 2000, já está em curso.

‚ÄúA partir de 2014, vamos introduzir novos motores e restabelecer o equil√≠brio na F1. Um motor √© o cora√ß√£o do carro, e a partir do ano que vem, retorna ao cora√ß√£o do nosso esporte‚ÄĚ, declarou o embaixador da Renault, Alain Prost.

Ainda nesta sexta-feira, a Renault disponibilizou √°udio do motor V6 turbo em sua p√°gina na internet. Nos √ļltimos meses, o ru√≠do dos motores ‚Äúverdes‚ÄĚ se tornou um tema controverso para os f√£s de automobilismo ‚Äď Bernie Ecclestone, por exemplo, avalia o propulsor como silencioso demais para o espet√°culo da F1. O engenheiro-chefe da Renault, Rob White, discordou.

‚ÄúO som do motor √© a soma de tr√™s componentes principais: escape, entrada de ar e ru√≠do mec√Ęnico. Em motores a combust√£o, o ru√≠do do escapamento domina, mas as outras duas fontes n√£o s√£o triviais ‚Äď elas seriam ruidosas, se o som do escapamento fosse comprimido ‚Äď e contribuem para o som notado nos carros‚ÄĚ, argumentou o engenheiro.

‚ÄúAs tr√™s fontes est√£o presentes no V6. No in√≠cio, h√° mais energia em cada processo de combust√£o, mas h√° menos cilindros rodando em baixa velocidade e tanto os sons do exaustor quanto da entrada de ar s√£o atenuados pelo turbo. No geral, o n√≠vel de press√£o sonora √© menor e a natureza harm√īnica reflete a nova arquitetura. O carro ainda vai acelerar e desacelerar rapidamente, com r√°pidas mudan√ßas de marcha.‚ÄĚ

Segundo White, o som do motor V6 n√£o vai desapontar os f√£s. O engenheiro busca compara√ß√Ķes na m√ļsica popular para sustentar sua opini√£o.

‚ÄúFundamentalmente, o ru√≠do dos motores continua alto. Tenho certeza que algumas pessoas ficar√£o nost√°lgicas sobre o som dos motores em √©pocas anteriores, incluindo o V8, mas o som das novas unidades √© apenas diferente‚ÄĚ, alega.

‚Äú√Č como perguntar se voc√™ gosta de Motorhead ou AC/DC. Em √ļltima an√°lise, √© uma quest√£o de gosto pessoal. Ambos no palco soam bem altos.‚ÄĚ

Fonte: Lucas Berredo / Tazio
Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário abaixo, ou Assine o RSS desta página .

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.