Cotada para o Brasil, Opel prepara 8 novidades até 2020
16 de outubro de 2018 – 11:19 | Comentários desativados

Alemã prepara os sucessores do Corsa e do Mokka X e também na eletrificação da gama
Empresa que atua de uma forma muito transparente na hora de comunicar suas estratégias, algo raramente visto no setor, a …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Dispositivo portátil impede motoristas de dormirem ao volante

Submitted by on 27 de setembro de 2013 – 10:46No Comment

02

Alunos da Escola de Informática do Instituto Politécnico Nacional do México criaram um sistema que impede o condutor de um veículo de cair no sono ao dirigir. O dispositivo, chamado “Anti-Sleep”, funciona ao medir a temperatura interna do carro e a frequência cardíaca do motorista. Além disso, através de uma câmera, ele monitora se a pessoa está piscando ou balançando a cabeça de forma “suspeita”. Caso perceba algum cochilo, o sistema produz um alto alerta sonoro para acordar o condutor.

O Anti-Sleep é completamente portátil e trabalha a partir do momento que se dá partida no automóvel. Ele faz perguntas como “quantas horas dormiu na última noite?”, “tomou algum medicamento?” e “está doente?”. Depois de respondê-las, o condutor coloca um detector em um de seus dedos para medir sua frequência cardíaca, ao mesmo tempo que a câmera também começa a monitorar o seu rosto.

O dispositivo funciona a cada 60 segundos e, ao detectar cenas de sonolência, emite três tipos de sinal: o primeiro confirma que está tudo bem com o motorista, o segundo é um alerta sonoro menos barulhento que alerta ao condutor que ele tende a cochilar, enquanto que o terceiro é um ruído ainda mais forte para despertar o “dorminhoco”.

Vale ressaltar que sistemas parecidos com este já haviam sido desenvolvidos por fabricantes renomadas como Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo e Lexus.

Fonte: Jorge Blancarte / AutoCosmos.com / MotorDream

Comments are closed.