Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 Р14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
Uma das atra√ß√Ķes da BMW¬† no Sal√£o …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Ind√ļstria

DEZ CARROS COM PECULIARIDADES DESAFIADORAS PARA O MOTORISTA

Submitted by on 16 de agosto de 2016 – 16:02No Comment

dez carros

Certos modelos possuem detalhes de funcionamento incomuns e que são difíceis de se acostumar

Para nossa sorte, os carros quase nunca s√£o iguais. Cada modelo tem suas caracter√≠sticas particulares e muitas delas podem se transformar em desafios para o motorista at√© que que ele se acostume com isso ‚Äď ou n√£o. A seguir, separamos dez peculiaridades de alguns autom√≥veis vendidos no Brasil.

Manobrar uma Toro

Em compara√ß√£o com as picapes m√©dias, a Fiat Toro possui dimens√Ķes menores e chassi monobloco, mais pr√≥ximo dos carros de passeio do que ter o chassi separado da carroceria. Por√©m, nenhuma destas caracter√≠sticas ajudam o motorista na hora de manobrar.
Com 4,91 m de comprimento e 2,99 m de entre-eixos, ela √© 42 cm mais curta e tem entre-eixos 10 cm menor que uma Toyota Hilux. Mesmo assim, √© mais dif√≠cil de manobrar por ester√ßar menos o volante. O di√Ęmetro de giro (que √© o espa√ßo m√≠nimo necess√°rio para uma volta de 180 graus) da Toro a diesel √© de 12,9 m, enquanto uma Hilux tem 12,4 m. Por isso fazer baliza com uma Toro √© quase t√£o desafiador quanto manobrar um Audi A8. Nas vers√Ķes 1.8 flex, o di√Ęmetro de giro baixa para 12,2 m.

Engatar a quinta marcha de um Renault

√Č caracter√≠stica bem particular de algumas transmiss√Ķes manuais da Renault a dificuldade de encontrar a quinta marcha. √Č como se a quarta estivesse em Porto Alegre e a quinta em Natal, precisando muitas vezes do Waze para que voc√™ se estique at√© encontr√°-la. No fundo, √© um √≥timo exerc√≠cio de alongamento.

Fechar a porta de um Onix antigo

At√© a recente reestiliza√ß√£o sofrida pelo Onix e Prisma, fechar as portas dianteiras era um bom exerc√≠cio de concentra√ß√£o. Tudo porque o puxador de porta ficava em posi√ß√£o pouco ergon√īmica, abaixo dos comandos dos vidros el√©tricos e recuado, bem longe da ma√ßaneta. Dif√≠cil encontrar algu√©m que n√£o tenha se confundido nas primeiras vezes com o carro.
Este painel de porta foi trocado na linha 2017 dos Chevrolet Onix e Prisma, e também no Onix Joy (sua versão de entrada que mantém o design antigo), mas permanece no Prisma Joy. Diz a Chevrolet que os donos de Prisma não reclamavam. Será?

Ajustar os espelhos de um Renault Duster

O local mais comum e pr√°tico para o comando dos espelhos el√©tricos √© na porta do motorista, na frente dos bot√Ķes dos vidros el√©tricos. Ele tamb√©m pode ficar pr√≥ximo do volante ou √† frente da janela lateral. Para fugir do comum, o Renault Duster escondia seu ajuste sob a alavanca do freio de m√£o, ficando quase invis√≠vel, principalmente se o freio de m√£o estivesse abaixado. Por sorte, na linha 2017 o comando foi transferido para a porta do motorista.

Encontrar a porta USB do HR-V

O Honda HR-V é um carro com boa conectividade: pode ter duas portas USB e até mesmo uma entrada HDMI. A questão é que estas portas e a tomada 12v ficam escondidas sob o bacana console central elevado. Nem sempre os desavisados percebem que ali há um porta-objetos. De noite então, é quase impossível para um iniciante encontrá-las, pois não há iluminação no local.

N√£o se assustar com o alarme alto do Renegade

Você chega no estacionamento, aperta o botão de destravamento da porta e é recebido por dois longos e estridentes apitos, capazes de acordar qualquer ser humano em descanso. Difícil manter a linha quando se está distraído ou, por exemplo, quando você quer tirar o carro antes que o flanelinha perceba. Se serve de alento, isto não é exclusividade do Jeep Renegade: é padrão para todos os carros do Grupo FCA com projeto Fiat com alarme de série Рinclusive as Ferrari.

Engatar a ré de um Fiat sem arranhar

Al√©m do curso longo e um tanto folgado da alavanca de c√Ęmbio, outra caracter√≠stica marcante dos c√Ęmbios de cinco marchas da Fiat √© que, por mais fundo que voc√™ pise na embreagem ou use for√ßa para puxar a trava da r√©, √© quase imposs√≠vel n√£o arranhar a transmiss√£o ao engatar a r√©.
N√£o arranhar a r√© dos Fiat est√° entre os maiores desafios desta lista. Nem mesmo os atuadores do sistema automatizado Dualogic conseguirem evitar o fen√īmeno. Se reclamar na concession√°ria, dir√£o que √© caracter√≠stica do produto.

N√£o engatar alguma marcha nos c√Ęmbios de Mercedes quando come√ßa a chover

Nada de seletor, bot√Ķes ou alavanca no console: os Mercedes-Benz atuais t√™m seletor de c√Ęmbio na haste direita atr√°s do volante. Isso come√ßou nos SUVs da marca, mas hoje j√° vale para quase todos os modelos com projeto mais recente. O desafio est√° em n√£o colocar o c√Ęmbio em neutro quando come√ßar a chover: os comandos dos limpadores est√£o na haste esquerda (o contr√°rio do usual), junto com o comando de seta.

Soltar o freio de estacionamento do Peugeot 2008

A alavanca do freio de m√£o do Peugeot 2008 √© bonita e anat√īmica. Dif√≠cil √© descobrir sozinho como soltar o freio: n√£o h√° bot√£o, voc√™ puxa a alavanca para liberar. O problema √© aplicar muita for√ßa ao acionar o freio, pois voc√™ precisar√° de ainda mais for√ßa para solt√°-lo.

Fechar o porta-malas do Ka

Pode ser pelas borrachas, pela montagem ou pelo alinhamento, mas é fato que fechar as portas do Ford Ka de uma vez é um grande desafio. Não tão grande quanto fechar a tampa do porta-malas. Isso sim requer uma longa jornada de academia com exercícios dedicados aos braços.

TEXTO: Henrique Rodriguez
FONTE: Quatro Rodas

Comments are closed.