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17 de janeiro de 2018 – 9:49 | Comentários desativados

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DETAILING: CONHEÇA O SERVIÇO DE ESTÉTICA AUTOMOTIVA

Submitted by on 27 de dezembro de 2017 – 14:53No Comment

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Atualmente, o trabalho de estética automotiva é chamado de detailing, palavra inglesa que pode ser traduzida como detalhamento, serviço que vai de uma simples lavagem ao martelinho de ouro até uma restauração mais profunda.

Uma empresa especializada em detailling é a Shida Serviços Automotivos, de São Paulo (SP). Bruno Abdalla, sócio-proprietário da empresa, explica que detailling é um conceito e está relacionado às expectativas de cada cliente.

“Há dois tipos de clientes: os full detailing, que são exigentes e nunca estão contentes, e os detailers, que se sempre que enxergam alguma imperfeição corrigem, pois gostam de andar com o carro bonito”, afirma ao comentar que há ainda aqueles que pouco se incomodam com a aparência do carro e, quando precisam, fazem apenas uma lavagem simples.

O detailling se caracteriza, no entanto, pela qualidade do resultado. Segundo Abdalla, os serviços mais solicitados são de polimento de pintura e higienização interna, além de lavagem a vapor, espelhamento e vitrificação.

Espelhamento é uma técnica de polimento e proteção que transforma superfícies imperfeitas em espelhadas, por meio de um processo que deixa a pintura totalmente plana, sem holografia e riscos. Já a vitrificação é uma forma de proteger a pintura com utilização de produtos de marcas premium que criam uma película sobre a pintura de alta resistência ao clima, raios UV, fezes de aves, seivas vegetais e, ao mesmo tempo, proporcionam mais brilho e maior profundidade à cor. São processos mais detalhados que a cristalização.

A higienização interna é feita com vapor gerado pelo aumento da temperatura da água e utilizado em alta pressão. Dessa forma, é possível limpar o carro sem a necessidade de de produtos químicos que podem ser agressivos ao material. Essa técnica limpa profundamente carpetes, teto e revestimentos de bancos e painéis de porta, seja de tecido ou couro. “Quando a limpeza é feita com vapor, não há desgaste do revestimento de tecido ou de couro, pois a sujeira é removida sem a necessidade de esfregar essas partes. A secagem total ocorre em aproximadamente três horas após o serviço, evitando a umidade e garantindo a eficácia da higienização”, diz Abdalla.

Entre os detailers, esses são apenas alguns dos serviços oferecidos entre diversos outros como martelinho de ouro, polimento de farol, conserto e customização de roda, funilaria e pintura, limpeza e hidratação de bancos de couro. O negócio é deixar o carro até melhor do que quando saiu da fábrica.

Todo detalhista automotivo presta atenção às menores partes. Assim, é comum a retirada da roda para lavagem da parte interna e também retirada dos emblemas para polimento total da pintura. Porém, quando o veículo chega à loja sem emblemas ou alguma peça de acabamento, nem sempre é fácil encontrar a peça no mercado de reposição. “Em veículos importados mais antigos, é bastante comum ter de importar a peça”, afirma Abdalla.

Segundo o empresário, as marcas alemãs são mais fáceis de encontrar no mercado externo, porém, na maioria das vezes, o preço é salgado. “Quando o carro é de coleção, vale a pena”, diz. Fabricantes como a Mercedes-Benz fazem até hoje peças de reposição de veículos antigos. Contudo, o investimento não costuma sair barato.

Antonio Fiola, proprietário da Dimas Reparadora, oficina especializada em funilaria e pintura, explica que sempre tenta buscar peças de acabamento junto às montadoras, porém quando não encontra, recorre à importação. “Se não tem no Brasil, buscamos lá fora. Nunca deixei de encontrar uma peça que precisava”, garante Antonio.

Apesar de os serviços de estética automotiva custarem mais caro do que uma lavagem simples de lava a jato, Abdalla diz que vale a pena pois valoriza o veículo, além de aumentar a liquidez do modelo na hora da venda. “Um carro com pintura brilhante, bonita, sem amassados nem riscos vende muito mais rápido”, afirma ao comentar que, após revitalizar a pintura e limpar o interior de um Toyota Corolla XEi 2009 que estava encardido, o carro foi vendido no dia seguinte. “Ficou meses tentando vender e não conseguia. Lavamos o teto, polimos a pintura, ficou perfeito. O carro valorizou cerca de R$ 2 mil e não gastou metade desse valor”, afirma.

Segundo Abdalla, o custo dos serviços depende do tamanho do carro, assim a relação custo-benefício está diretamente relacionado ao valor comercial do veículo, bem como ao valor emocional. “O preço para lavar um SUV grande é o mesmo para um carro 1999 ou 2016, pois o tempo e o material que vou utilizar são os mesmos”, diz Abdalla. “Assim, se o carro custa R$ 180 mil e o cliente gasta R$ 1 mil para deixá-lo perfeito, é um bom investimento”, diz.

Para um veículo médio, do tamanho do Toyota Corolla, Abdalla explica que o valor gasto, em média, para fazer polimento, limpeza interna e do motor é de R$ 1 mil a R$ 1.500. “Depende do estado do veículo, quanto mais perfeito estiver, menor o custo”. Para esse veículo, o tempo médio de serviço é oito a dez horas, com até três horas de secagem. “Um Land Rover Discovery precisa de dois dias para realizar o mesmo serviço”, afirma o empresário.

Manter o carro sempre nos trinques não é complicado, mas demanda atenção do motorista e certo investimento. Há, no entanto, algumas dicas de cuidados que o motorista e os passageiros podem tomar para evitar danos permanentes, que são irreversíveis e que demandam a troca do componente.

“Marca de caneta esferográfica em banco de couro não sai de jeito nenhum”, afirma Abdalla. “Algumas pomadas em banco de tecido também não saem”, diz ao explicar ainda que nas partes forradas de feltro, como forro do teto e porta-malas, graxa é uma mancha permanente.

Texto: Alexnadre Akashi

Fonte: Auto Esporte

Rodão

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