Toyota testará carro ‘falante’ e autônomo até 2020
17 de outubro de 2017 – 11:54 | Comentários desativados

A Toyota Motor disse nesta segunda-feira (16) que começará a testar um carro elétrico autônomo em torno de 2020, o modelo usará inteligência artificial (IA) para interagir com os motoristas.
O carro, cujo modelo conceito foi …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Dicas

Conheça 7 cuidados simples que elevam a vida útil do motor

Submitted by on 2 de março de 2015 – 14:03No Comment

05

Os cuidados do motorista para aumentar a vida útil do motor do carro são tão simples quanto dirigir. Basta atenção a alguns prazos de manutenção e cautela ao guiar. Da gasolina certa às trocas de marcha, veja sete dicas fáceis de serem implantadas que podem fazer a diferença na durabilidade do seu automóvel.

1 – Troca de óleo – A troca de óleo é rápida e fácil de ser feita. Não vale colocar a culpa na falta de tempo. Além de facilitar o movimento interno das peças, o lubrificante limpa o motor. Ele retira os microscópicos fragmentos metálicos gerados do contato entre as peças por ele lubrificadas. Por isso, o óleo precisa sempre estar em dia. A troca dentro dos prazos estabelecidos pelas montadoras é fundamental, geralmente entre 10 mil quilômetros ou seis meses. E substitua sempre por um produto com as mesmas especificações. Cada motor tem um lubrificante apropriado. Na dúvida, consulte o manual do veículo.

2 – Aditivada sempre – Use sempre gasolina aditivada. Ela é composta por aditivos que ajudam na limpeza interna das partes móveis do motor e nos bicos injetores. Assim, sem os resíduos, a queima de ar e combustível na câmara de combustão será perfeita. A gasolina comum não tem esses aditivos.

3 – Filtros – Troque dentro dos prazos estabelecidos pela montadora os filtros de ar, de óleo e de combustível. Todos evitam a entrada de impurezas no motor. O de óleo deve sempre ser trocado no mesmo momento do lubrificante. O de combustível e o de ar, em média, a cada 10 mil quilômetros (pode variar de modelo para modelo). Todos também são fáceis, rápidos e baratos de serem trocados.

4 – Água do radiador – Parece uma coisa banal, mas olhar o nível correto da água do radiador é fundamental para o bom funcionamento do motor e sua consequente durabilidade. O nível no reservatório deve estar sempre entre o mínimo e o máximo ao ser verificado com o motor frio. Nem mais, nem menos. Nunca encha além do máximo. O nível errado pode levar o motor ao superaquecimento. Isso você mesmo pode fazer antes de sair de casa. Também é fundamental trocar o aditivo do radiador a cada 10 mil quilômetros. Ele é recomendado pelas montadoras e faz a limpeza do sistema de arrefecimento.

5 –Troca de marchas – Uma dica simples para evitar o desgaste do motor é fazer corretamente a troca de marchas. Evite aquela esticada na hora de cambiar. Faça as trocas suavemente. Os manuais dos carros trazem a velocidade certa para as trocas, caso você tenha dúvida.

6 – Aceleradas – Aceleradas desnecessárias só aumentam o gasto de combustível e desgastam o motor. Parado, não fique acelerando. Também não acelere na hora da partida e quando for desligar o motor. No momento da arrancada, pise no acelerador somente o necessário. O conta-giros dos carros pode ajudar muito.

7 – Amaciamento – Carros novos ainda precisam de um período inicial de amaciamento. Pelo menos até os 3 mil quilômetros evite passar da velocidade recomendada pelo fabricante , tenha mais cautela nas aceleradas bruscas e não passe das 5.000 rotações por minuto. Outra dica é esperar por cerca de cinco minutos o carro aquecer nos primeiros 1 mil quilômetros. Esses cuidados no início podem influenciar na vida útil do motor do seu veículo.

Fonte: G1

Comments are closed.