Toyota Yaris sedã começa a chegar às concessionárias
12 de julho de 2018 – 8:51 | Comentários desativados

 Configuração sedã do Yaris começou a ser fabricada na semana passada e já chegou a concessionárias da marca no país
O Toyota Yaris sedã já começou a chegar às concessionárias da marca, de acordo com informações …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Mercado

Confira dicas para não se enrolar com as ofertas de fim de ano

Submitted by on 23 de dezembro de 2013 – 9:32No Comment

06

Final de ano é a época para as montadoras tentarem diminuir seus estoques de carros novos já de olho nas unidades pós-virada do ano. Como não poderia ser diferente, diversos modelos entram em oferta que parecem tentadoras para realizar o sonho do carro novo. Mas, comprar um veículo deve envolver muito mais racionalidade do que impulsividade. O consultor Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, dá dicas sobre como resolver levar seu carro novo para casa sem comprometer outras compras ao longo do próximo ano.

Mais vale um pássaro na mão…

As reduções de preços e condições de compra facilitadas estão por todo o lado e é melhor aproveitá-las do que perder a chance de comprar o carro que você quer. Isso porque as ofertas estão aí, mas não dá para prever se as condições estarão ainda melhores nos primeiros dias do próximo ano ou se as novas unidades chegarão mais caras. Por isso, a dica de Garbossa é direta: “A melhor época para comprar um carro novo é aquela em que você tem dinheiro. O quanto os preços vão reduzir é muito relativo. Em primeiro de janeiro, o IPI vai subir, e os custos com estocagem dos carros nos pátios das concessionárias continuam”.

Na ponta do lápis

No entanto, a oferta que parece ser um bom negócio pode não ser uma condição tão diferenciada assim. “Tudo que tiver em promoção deve ser colocado na ponta do lápis para entender tudo o que aquilo representa efetivamente”, explica o consultor. Por exemplo, um acessório que é oferecido como brinde pode parecer um belo upgrade no seu carro, mas o valor dele pode não representar um desconto significativo.

O mesmo se aplica para as taxas de juros. “Cheque se seu banco oferece taxas melhores, ou se a própria montadora consegue facilitar mais as condições. Confira se o pagamento a vista é uma boa opção por conta do desconto”, completa.

Não caia em tentação

Estipule uma faixa de preço e pesquise os modelos que se encaixam nesse valor. Mesmo que comprar um carro mais caro seja a realização de um sonho, evite cair em tentações que podem virar uma bola de neve de gastos e uma dor de cabeça para a família. “Não se empolgue e controle as emoções na hora da compra. Deixe o emocional definir a cor do carro, o tipo de estofamento, mas não quanto você vai gastar”, aconselha Garbossa.

Coloque seus gastos na balança

As concessionárias flexibilizam as condições para a compra do carro, mas você deve lembrar que o carro é seu a partir do momento em que ele sai da loja. Então, todos os gastos com lavagem, estacionamento, impostos, manutenção, combustível, pequenos reparos, seguro e customizações continuarão pesando no seu bolso. “Você compra um carro hoje achando que fez um bom negócio, mas em janeiro já chega o IPVA e o seguro obrigatório”, lembra Garbossa. Se você já tem um carro, lembre-se que o IPVA do modelo novo pode ser maior, assim como seguro, consumo de combustível e até o estacionamento, se ele for de uma categoria superior.

Bola de neve

É difícil determinar quanto do seu orçamento você pode comprometer com a compra de um carro novo porque tudo depende das dívidas que você já está carregando. Antes de fechar um negócio na concessionária, lembre-se de todos os gastos que estão acumulados dos últimos meses e que se somarão ao carro novo. Além disso, tenha em mente que o novo carro comprometerá parte dos seus rendimentos pelos próximos meses. Ou seja, aquela televisão nova para assisti os jogos da Copa do Mundo pode ter que ficar fora dos seus planos.
Bater perna

Pesquise preços em diversas lojas de diferentes marcas para encontrar a opção que melhor se encaixa no seu bolso. Para isso, aproveite os dias livres do final do ano para encontrar as melhores condições. “É preciso gastar muita sola de sapato para encontrar a melhor oferta”, completa Garbossa.

Fonte: Guilherme Blanco Muniz / Revista Auto Esporte
Foto: SHUTTERSTOCK

Comments are closed.