Toyota Yaris sedã começa a chegar às concessionárias
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 Configuração sedã do Yaris começou a ser fabricada na semana passada e já chegou a concessionárias da marca no país
O Toyota Yaris sed√£ j√° come√ßou a chegar √†s concession√°rias da marca, de acordo com informa√ß√Ķes …

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COMPARATIVO: FERRARI F40 X FERRARI 430 SCUDERIA

Submitted by on 8 de março de 2016 Р15:07No Comment

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Um confronto entre duas Ferrari com uma diferença de 20 anos de idade. Quem vence?

A Ferrari pode n√£o estar t√£o bem na F-1 no momento, mas fazia pelo menos uma gera√ß√£o que ela n√£o tinha uma linha t√£o forte de carros de rua. Eu n√£o sou um grande f√£ da 612 Scaglietti, mas a F430 ainda parece afiada, moderna e empolgante, mesmo no outono de sua vida, enquanto a California √© um lindo GT convers√≠vel que merece considera√ß√£o. A 599 GTB √© inquestionavelmente o melhor carro-chefe da Ferrari desde a Daytona, o que deixa para a Scuderia a simples honra de ser uma das m√°quinas mais emocionantes que √© poss√≠vel dirigir. Foi por isso que pareceu a escolha certa pegar uma delas para defender a honra da Ferrari no teste mais duro de todos. N√£o uma compara√ß√£o direta contra um Lamborghini ou Porsche, mas uma disputa muito mais √°rdua ‚Äď vinda de dentro.

Se voc√™ puder me mostrar algu√©m que n√£o considere a Ferrari F40 o supercarro mais empolgante a dar o ar da gra√ßa nas vias p√ļblicas em todos os tempos, √© porque voc√™ achou algu√©m que nunca pilotou uma. √Č uma afirma√ß√£o de peso, j√° que isso significa preterir McLaren F1, Bugatti Veyron e v√°rios outros supercarros mais r√°pidos que a F40. Mas, entre aqueles que guiaram a maioria desses, acredito que a grande parte ainda escolheria essa Ferrari de duas d√©cadas de idade.

Que lente melhor poderia haver para analisar o estado atual da arte ferrarista que o desafio proposto pela F40? Escolher o rival foi fácil. Por alguma razão inexplicável, a Ferrari diz que a 599 GTB é a real sucessora da F40, mas com um V8 central, interior despojado, escapamentos ensurdecedores e atitude cruel na estrada, fica claro que a Scuderia é o parente atual mais próximo da F40.

As duas se encontraram na base de Cotswolds do colecionador brit√Ęnico Bob Houghton. Se h√° algu√©m que possa ser chamado de guru da F40 na Inglaterra √© Houghton, que tem nove delas. O carro avaliado √© um exemplar de 1989, com cerca de 34‚ÄČ000 km. Seu valor para fins de seguro √© de 260‚ÄČ000 libras (420‚ÄČ000 d√≥lares), mas carros menos rodados podem valer 300‚ÄČ000 libras (480‚ÄČ000 d√≥lares). Dirigindo at√© l√°, confirma-se a premissa de que a Scuderia de 168‚ÄČ962 libras (270‚ÄČ‚ÄČ000 d√≥lares) √© o carro mais empolgante em produ√ß√£o hoje pela Ferrari. A maior parte do tempo voc√™ n√£o pode sequer usar toda a pot√™ncia, mas naquelas poucas ocasi√Ķes em que as rota√ß√Ķes sobem em dire√ß√£o aos 8‚ÄČ500 giros e as marchas fuzilam trocas de 60 milissegundos cada uma, √© dif√≠cil n√£o ficar rindo como um bobo. E n√£o importa o quanto de pot√™ncia o motor possa produzir, freios e chassi respondem √† altura. Nenhuma Ferrari normal jamais teve maior controle da carroceria, freios mais adequados ou maior ader√™ncia para acabar com o seu f√īlego.

Só que, é claro, a F40 nunca foi uma Ferrari normal. Sua linhagem é de um devorador de estradas especializado, de edição limitada, precedida pela bela, mas traiçoeira, 288 GTO de 1984 e sucedida pela feia, mas deliciosa, F50. O que queríamos descobrir era se o fato de a F40 ter sido um projeto inteiramente novo, em vez de uma versão apimentada de um produto existente, poderia compensar os 20 anos de vantagem da Scuderia.

No papel, parecia que elas eram assustadoramente parecidas. Voc√™ pode esperar um tempo fenomenal abaixo de 3,6 s para chegar a 100 km/h com a Scuderia, ao passo que dados de f√°brica da F40 dizem que ela chega a tal velocidade em 4,1 s. Para 160 km/h, a Scuderia leva cerca de 7,4 s e a F40 faz em 7,8 s. O guerreiro moderno atinge 320 km/h, o velho soldado, 324 km/h. A F40 tem uma velocidade final mais alta porque gera menos press√£o aerodin√Ęmica, a Scuderia tem melhor acelera√ß√£o em fun√ß√£o de seus pneus com maior ader√™ncia, controle de largada e trocas de marcha quase instant√Ęneas. Ent√£o, estamos empatados nas honrarias.
Perda da voz
Mas h√° uma boa diferen√ßa entre elas: o peso da Scuderia √© de 1‚ÄČ250 kg, contra cerca de 1‚ÄČ100 kg da F40. E, embora os 510 cv da Scuderia pare√ßam ser uma vantagem em compara√ß√£o aos 478 cv da F40, em termos de rela√ß√£o peso-pot√™ncia, nem chegam perto: 408 cv por tonelada, em compara√ß√£o com 434 cv da Ferrari mais antiga. E isso antes de se levar em conta a vantagem da F40 em termos de torque, ainda maior. Talvez seja por isso que mesmo seus pilotos de testes, muito capazes e experientes, tendam a voltar de sua primeira experi√™ncia com uma F40 sem a capacidade de falar.

Ela tem esse efeito nas pessoas. Voc√™ entra no carro pulando uma soleira de fibra de carbono, encaixa-se em um banco de corrida, afivela o cinto, gira a chave e pressiona o bot√£o de borracha que liga um V8 biturbo de 2,9 litros, projetado originalmente pela Ferrari para um Lancia de corrida do Grupo C. Mesmo em ponto-morto, o barulho √© intimidador. Os instrumentos s√£o os mais singelos que j√° vi, o painel √© coberto s√≥ com feltro e as portas se abrem por um cord√£o. A alavanca de c√Ęmbio com seis fendas coloca nas m√£os uma haste de metal com uma bola preta no topo. E voc√™ precisa pux√°-la em sua dire√ß√£o e para tr√°s para engatar a primeira das cinco marchas. Alivie a embreagem dolorosamente pesada e voc√™ est√° pilotando uma F40.

Nem pense em pisar fundo na primeira marcha. Melhor tamb√©m n√£o fazer isso em segunda, a n√£o ser que a pista seja reta, lisa e seca. Selecione a terceira, suba at√© 3‚ÄČ500 rpm, crave o p√© e aguarde. Existe um retardo, um breve per√≠odo de deliciosa expectativa antes do grito, do uivo e do incomensur√°vel impulso para a frente. √Č um dos carros de rua mais r√°pidos j√° feitos pela Ferrari.
Apenas velocidade bruta n√£o teria dado √† F40 a capacidade de cativar tanto seus donos. Seu poder real n√£o vem do motor, mas da forma como ela responde √† dire√ß√£o e das sensa√ß√Ķes que passa. Vinte anos n√£o fizeram com que a F40 perdesse qualquer fra√ß√£o do seu charme: ela √© nada menos que hipn√≥tica.

A Scuderia deveria sofrer terrivelmente pela comparação, mas parte de seus pontos fortes está no fato de que, mesmo após uma exposição prolongada à F40, seu apelo continua com o mesmo brilho. E, quando percebe o quanto ela chega perto da F40 em muitos aspectos, você pode até concluir que ela é a realização maior, inclusive porque custa hoje menos do que a F40 custava na sua época.

Existe um mundo de diferen√ßa entre construir um carro de corrida homologado para uso em vias p√ļblicas e um modelo de produ√ß√£o em s√©rie. Apesar de a F40 ter pe√ßas de materiais sofisticados, com kevlar e fibra de carbono, ela √© escorada por um chassi tubular tipo ‚Äúspaceframe‚ÄĚ bem simples e, comparada √† Scuderia, tem padr√Ķes de qualidade de constru√ß√£o de brinquedo de armar. Embora a F40 seja incrivelmente robusta (deixando de lado consum√≠veis como freios, embreagem e pneus, sua √ļnica fraqueza real eram as veda√ß√Ķes dos turbos, que foram modificadas e n√£o causaram mais problemas), ela √© extremamente bruta. Em contraste, a carroceria e o chassi monocoque de alum√≠nio da Scuderia exibem os mais altos padr√Ķes de acabamento. Ela tamb√©m se comporta de forma impec√°vel no molhado. J√° sobre o comportamento da F40 em tais condi√ß√Ķes, direi que a maior demonstra√ß√£o de recupera√ß√£o que jamais presenciei foi no banco do passageiro de uma F40 sendo pilotada por um ex-piloto de F-1 na chuva. Em contraste, se a Scuderia n√£o fosse t√£o barulhenta e cara e atra√≠sse tanta aten√ß√£o, voc√™ poderia us√°-la todos os dias.

E ela n√£o supera a F40 s√≥ no lado pr√°tico. Embora n√£o haja d√ļvidas de que esta tenha vantagem em linha reta, √© claro que, se ambas fizessem uma volta cronometrada, a Scuderia, mais pesada e lenta, venceria. N√£o d√° para negar o avan√ßo t√©cnico em freios, suspens√£o e aerodin√Ęmica. Apesar do peso extra, √© a Scuderia que faz curvas mais rapidamente e reduz a velocidade melhor. Nada mostra de forma menos abonadora a idade da F40 que os freios, que n√£o s√≥ s√£o inadequados para seu potencial como ficam envergonhados diante dos enormes discos de cer√Ęmica de carbono da Scuderia. A modifica√ß√£o mais comum que pedem a Bob Houghton √© colocar na F40 rodas de 18 polegadas e os discos de tamanho decente que elas permitem. Voc√™ perde aquelas lindas rodas de 17 polegadas, mas pelo menos sua F40 vai parar.

Com todas suas falhas, entretanto, s√£o as mem√≥rias da F40 que duram mais, e seria de fato estranho se ocorresse o contr√°rio. O mundo avan√ßou nos √ļltimos 20 anos, e um carro como a F40 seria inaceit√°vel (sem falar que seria ilegal) no mercado moderno. Ainda gostamos de m√°quinas dif√≠ceis de guiar, mas tamb√©m gostamos dos sistemas de seguran√ßa eletr√īnica, estruturas de colis√£o projetadas por computador e os pequenos luxos da vida. A Scuderia deste comparativo pode parecer despojada pela maioria dos padr√Ķes, mas ela ainda tem ar-condicionado, vidros e retrovisores el√©tricos, trava central, CD player, sistema de navega√ß√£o e airbags. A F40 n√£o tem nenhuma dessas coisas. Para ter um carro moderno mais ‚Äúdepenado‚ÄĚ que a F40, voc√™ precisaria comprar um Caterham.
Mas, embora o corpo tenha mudado muito em duas d√©cadas, o esp√≠rito que criou a F40 ainda est√° vivo. Dadas as limita√ß√Ķes da vida moderna dentro das quais √© necess√°rio trabalhar, a Scuderia √© um feito excepcional, que merece os elogios que tem recebido. Para mim ela n√£o √© a sucessora verdadeira da F40, porque a ess√™ncia de seu projeto √© bem diferente, mas isso n√£o a impede de ser uma das melhores Ferrari de rua de todos os tempos. E a F40? Quando a pilotei pela primeira vez, foi a experi√™ncia mais fascinante que j√° tive num carro de rua. Quinze anos e um bom n√ļmero de supercarros depois, talvez eu continue sem motivo para mudar essa vis√£o.

FONTE: Quatro Rodas
TEXTO: Redação

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