Conhe√ßa a moto feita ‘quase completamente’ por uma impressora 3D
7 de dezembro de 2018 – 12:19 | Coment√°rios desativados em Conhe√ßa a moto feita ‘quase completamente’ por uma impressora 3D

Chamada de Nera, a motocicleta tem chassi, carenagens e até pneus feitos pelo sistema. Apenas motor e parte elétrica são produzidos de maneira convencional.
A ideia de criar diversos objetos com o uso de uma impressora …

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Como escolher o pneu para meu carro?

Submitted by on 4 de outubro de 2018 – 11:23No Comment

 PNEUS

Já parou para pensar que, de todos os equipamentos automotivos, apenas o pneu tem contato direto com o solo? Apenas ele tem a função de segurar seu carro no caminho correto?

Logo, como você está cuidando deles? Ter o hábito de fazer a manutenção, de forma adequada e comprando o modelo correto garantirá total segurança.

Pneu mal cuidado est√° entre as principais causas de acidentes nas rodovias brasileiras.

O n√ļmero chega a assustar, em m√©dia, 80% dos carros que circulam pelo pa√≠s t√™m problema com pneu careca, lanterna ou farol sem funcionamento, entre outros. O risco todo motorista j√° conhece.

Lembrando que dirigir com os pneus desgastados afetam a estabilidade do veículo, gerando risco ao condutor e ocupantes, além de aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH (mais retenção do veículo para regularização).

A m√° calibra√ß√£o tamb√©m influ√™ncia na dirigibilidade, deixando-a mais pesada, aumentando o consumo de combust√≠vel e desgastando a borracha. O ideal √© regular semanalmente, de prefer√™ncia, seguindo as recomenda√ß√Ķes do fabricante, vale checar no manual do ve√≠culo.

Por outro lado, há mais riscos se houver excesso de pressão. Ele sofrerá a deterioração no centro da banda de rodagem, perdendo estabilidade principalmente em curvas.

Aproveite para analisar o estado do estepe, tenha em mente que ele deverá estar pronto para uso a qualquer momento. Não esqueça de avaliar a pressão.

O motorista brasileiro já está acostumado a conviver com as ruas e avenidas esburacadas, estamos habituados a ouvir muitas promessas das autoridades, mas, na prática a situação é bem diferente e claro que isso afeta nas rodas e pneus do seu carro.

Os fortes impactos em buracos podem gerar desalinhamento da suspensão, afetando diretamente o pneu e a direção.

Caso voc√™ note que o carro est√° ‚Äúpuxando‚ÄĚ para um lado, saiba que esse pode ser um indicador de um problema no balanceamento/alinhamento. Mesmo que isso n√£o esteja acontecendo com o seu carro agora, fa√ßa a manuten√ß√£o a cada 10 mil quil√īmetros rodados.

Alguns produtos em contato direto com o pneu pode danificar a borracha. O recomendado é evitar estacionar em locais com poça de óleo ou de outros derivados do petróleo.

Etiquetagem de pneus: o que você precisa saber sobre a nova regulamentação

Ao trocar os pneus, você poderá contar com mais um benefício para escolher o ideal para o seu automóvel.

A novidade j√° estava dispon√≠vel desde 2015, mas passou a ser obrigat√≥ria a partir do dia 29 de abril de 2018, a Portaria 544/2012, do Inmetro, determina que os estabelecimentos s√≥ poder√£o vender pneus novos radiais de passeio, comerciais leves, caminh√Ķes e √īnibus com uma identifica√ß√£o especial, a Etiqueta Nacional de Conserva√ß√£o de Energia (ENCE).

A nova etiqueta possui três critérios a serem avaliados e classificados de A a G, sendo A o mais eficiente:

1) Resist√™ncia ao Rolamento: esta informa√ß√£o est√° relacionada a efic√°cia energ√©tica, medindo a energia que √© absorvida durante o rolamento do pneu. Menor ser√° o consumo de combust√≠vel se a resist√™ncia ao rodar for tamb√©m menor. O benef√≠cio √© sentido no meio ambiente, j√° que haver√° redu√ß√£o de emiss√Ķes (escalas da etiqueta de A at√© F);

2) Ader√™ncia em piso molhado: como o pr√≥prio nome apresenta, esta segunda escala atesta ao consumidor sobre a ader√™ncia do produto em situa√ß√Ķes de pistas molhadas, medindo a dist√Ęncia percorrida pelo autom√≥vel ap√≥s a frenagem quando o solo est√° molhado. Ela engloba ve√≠culos de passeio e outros pesados (caminh√Ķes, √īnibus, etc) e vai de classifica√ß√£o A at√© E;

3) Ru√≠do externo: se tem algo que incomoda os motoristas s√£o os ru√≠dos. Por √ļltimo, a nova regra, agora, classifica o grau de ru√≠do que os pneus causam em dB (decib√©is). E h√° regras, para os autom√≥veis de passeio, o limite m√°x √© de 75 dB. Nos comerciais leves fica em 77 dB, no m√°ximo. J√° os pesados, caminh√Ķes e √īnibus: 78 dB.

Vale ressaltar que a etiqueta n√£o precisa estar obrigatoriamente fixada nos carros 0km. No entanto, elas devem estar certificadas, seguindo as legisla√ß√Ķes.

A regulamenta√ß√£o auxilia o consumidor, facilitando na decis√£o pelo pneu mais adequado. Infelizmente ela n√£o ir√° responder a maior d√ļvida dos compradores: a durabilidade do pneu.

Segundo Klaus Curt M√ľller, presidente da Associa√ß√£o Nacional da Ind√ļstria de Pneum√°ticos, diz que ‚ÄúOs fabricantes nacionais j√° produziam pneus de alta qualidade mesmo antes do in√≠cio do programa. Desde 2015, al√©m da diferencia√ß√£o dos produtos no mercado, a etiqueta tamb√©m passou a ser mais um est√≠mulo √† competitividade entre os fabricantes, o que favorece o desenvolvimento e a fabrica√ß√£o de produtos cada vez mais eficientes‚ÄĚ ‚Äď disse por meio de assessoria de imprensa informando que a lei n√£o afeta a ind√ļstria.

Saiba como escolher o pneu ideal para o seu carro

Precisa trocar os pneus e não sabe qual é o mais adequado para o seu carro?

O primeiro passo é buscar pela informação no manual do veículo. No documento você vai encontrar todos os dados para não comprar errado.

Voc√™ j√° deve ter reparado que h√° letras e n√ļmeros gravados na borracha do pneu. Eles indicam informa√ß√Ķes sobre o produto, como local e a data de fabrica√ß√£o, limite de velocidade, carga e press√£o m√°xima, modelo, constru√ß√£o e dimens√Ķes.

Antes de comprar um novo, é necessário avaliar dois pontos. Em primeiro lugar tente evitar adquirir pneus não originais. O segundo ponto é analisar que há pneus para cada tipo de veículo: para motorização forte, fraca, SUVs, caminhonetes e por aí vai. Identifique o segmento para encontrar a produto certo.

Tamb√©m √© importante ‚Äúsaber ler o pneu‚ÄĚ, confira as letras e n√ļmeros na lateral do pneu para ter em mente qual comprar. Para te ajudar, usaremos como exemplo o c√≥digo: P175/70R13 82H.

P ‚ÄĒ Recomendado para os autom√≥veis de passeio;
175 ‚ÄĒ Indicia a largura nominal, em mil√≠metros;
70 ‚ÄĒ Indica a s√©rie ou perfil do pneu, ou seja, o percentual entre altura e largura, aqui, neste exemplo: 70% (122,5 mm);
R ‚ÄĒ Aponta que o pneu √© de constru√ß√£o radial;
13 ‚ÄĒ Aqui indica o di√Ęmetro interno em polegadas, o tamanho da roda que dever√° ser utilizada;
82H ‚ÄĒ Conhecido como √≠ndice de carga, apresenta a capacidade carga que o pneu aguenta. Aqui n√£o significa que ele suporta 82 kg. √Č necess√°rio checar antes uma tabela atualizada de pneus com o √≠ndice correto de carga.

Com tudo isso esclarecido, fica mais f√°cil escolher o pneu ideal para o seu carro.

E mais uma vez, verifique sempre o manual do veículo antes de realizar a troca.

Se for realizar a mudança, não descarte o pneu em qualquer lugar.

Com o produto velho, os ambientalistas podem destiná-lo para os locais corretos onde serão utilizados na fabricação de solas de sapatos, asfalto-borracha, pisos para quadras esportivas e playgrounds.

Quando for adquirir o novo, basta deixar no ponto de venda.

Texto: Darlan Helder

Fonte: Notícias Automotivas

Portal Rod√£o

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