Toyota logo terá Corolla híbrido e Hilux híbrida no Brasil
13 de agosto de 2018 – 14:15 | Comentários desativados

O futuro da Toyota está inegavelmente associado aos carros híbridos. Além de desenvolver uma versão híbrida flex do Prius e apostar também na eletrificação para um Corolla esportivo, a Toyota confirmou que o mercado latino-americano …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Motos

Colocando querosene durante o abastecimento

Submitted by on 28 de maio de 2018 – 10:35No Comment

posto-gasolina-bomba-700x466

Devo colocar querosene no tanque do carro durante o abastecimento? Muitos se perguntam isso, devido ao fato de que alguns proprietários de veículos a gasolina ou diesel adicionam um percentual de querosene no tanque ao abastecer. Há relato de 10%, 20%, mas isso deve variar por aí. O motivo da adição do produto é a busca por maior limpeza do motor e lubrificação dos componentes do propulsor.
É correto colocar querosene no tanque?
Será que isso é mesmo válido e seguro? Isso depende do tipo de motor que seu carro ou outro tipo de veículo tem. No caso do motor diesel, a baixa octanagem do querosene (entre 15 e 25) não afeta muito o propulsor. Em realidade, ele queima tão bem quanto o diesel, já que o poder calorifico de ambos é muito semelhante.
Ainda assim, apenas em inverno rigoroso – como na Europa, Argentina e países mais frios que o Brasil – o querosene ajudaria a dar fluidez ao diesel. Assim, talvez apenas em regiões mais frias do sul venha a ser necessário, mas no restante do país não. O propulsor não terá sua limpeza alterada pela falta de querosene na mistura, pois se fosse realmente necessário, isso seria recomendado pelo fabricante no manual do proprietário.

Já no caso da gasolina, a prática com certeza vai gerar um problema sério mais adiante. Como já dito acima, a baixa octanagem do querosene vai afetar o motor de ciclo Otto, que é o tipo de motor que existe em nossos carros de passeio, pois a gasolina tem em torno de 95 octanas. Mesmo sem a batida de pino (detonação) por conta da injeção eletrônica, o motor perderá potência e o consumo aumentará. Então, nada de querosene ao abastecer, coloque apenas gasolina comum ou aditivada que seu motor vai agradecer mais adiante.

Texto: Redação

Fonte: Revista Quatro Roda

Portal Rodão

Comments are closed.