Documento de veículos de papel continua com emissão obrigatória mesmo com versão digital
18 de dezembro de 2018 Р9:58 | Comentários desativados em Documento de veículos de papel continua com emissão obrigatória mesmo com versão digital

Contran alterou regra que previa que motoristas poderiam optar por emitir somente a versão física ou a digital do CRLV. Na hora de dirigir, condutor poderá escolher qual modelo usar.
O Conselho Nacional de Tr√Ęnsito (Contran) …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Motos

Colocando querosene durante o abastecimento

Submitted by on 28 de maio de 2018 – 10:35No Comment

posto-gasolina-bomba-700x466

Devo colocar querosene no tanque do carro durante o abastecimento? Muitos se perguntam isso, devido ao fato de que alguns proprietários de veículos a gasolina ou diesel adicionam um percentual de querosene no tanque ao abastecer. Há relato de 10%, 20%, mas isso deve variar por aí. O motivo da adição do produto é a busca por maior limpeza do motor e lubrificação dos componentes do propulsor.
√Č correto colocar querosene no tanque?
Será que isso é mesmo válido e seguro? Isso depende do tipo de motor que seu carro ou outro tipo de veículo tem. No caso do motor diesel, a baixa octanagem do querosene (entre 15 e 25) não afeta muito o propulsor. Em realidade, ele queima tão bem quanto o diesel, já que o poder calorifico de ambos é muito semelhante.
Ainda assim, apenas em inverno rigoroso ‚Äď como na Europa, Argentina e pa√≠ses mais frios que o Brasil ‚Äď o querosene ajudaria a dar fluidez ao diesel. Assim, talvez apenas em regi√Ķes mais frias do sul venha a ser necess√°rio, mas no restante do pa√≠s n√£o. O propulsor n√£o ter√° sua limpeza alterada pela falta de querosene na mistura, pois se fosse realmente necess√°rio, isso seria recomendado pelo fabricante no manual do propriet√°rio.

J√° no caso da gasolina, a pr√°tica com certeza vai gerar um problema s√©rio mais adiante. Como j√° dito acima, a baixa octanagem do querosene vai afetar o motor de ciclo Otto, que √© o tipo de motor que existe em nossos carros de passeio, pois a gasolina tem em torno de 95 octanas. Mesmo sem a batida de pino (detona√ß√£o) por conta da inje√ß√£o eletr√īnica, o motor perder√° pot√™ncia e o consumo aumentar√°. Ent√£o, nada de querosene ao abastecer, coloque apenas gasolina comum ou aditivada que seu motor vai agradecer mais adiante.

Texto: Redação

Fonte: Revista Quatro Roda

Portal Rod√£o

Comments are closed.