Salão de Detroit dá adeus ao inverno e aos preços altos
15 de janeiro de 2019 Р10:39 | Comentários desativados em Salão de Detroit dá adeus ao inverno e aos preços altos

Com d√ļvidas sobre o futuro do mercado automobil√≠stico, o sal√£o americano vai passar por transforma√ß√Ķes em 2020.
O Sal√£o de Detroit, principal sal√£o de autom√≥veis americano, tem nesta ter√ßa-feira seu segundo dia j√° com um atrativo …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

CES: Se prepare, a tecnologia 5G vai revolucionar o mundo automotivo

Submitted by on 10 de janeiro de 2019 – 11:20No Comment

Tempo de resposta ultra-r√°pido ser√° fundamental para a chegada dos carros aut√īnomos

A CES é a maior feira de tecnologia do mundo. Nesta edição de 2019, dois saltos tecnológicos prometem mudar o mundo, inclusive o automotivo. O primeiro salto é a tecnologia 5G. Ultra-rápida e com capacidade de transmitir o dobro de informação, irá revolucionar a comunicação entre tudo que estiver conectado na internet. O segundo será a inteligência artificial, que já podemos ver como realidade nos chamados assistentes virtuais.

√Č consenso aqui em Vegas que a pr√≥xima gera√ß√£o da mobilidade est√° ligada a conectividade 5G. Entraremos em 2020 em uma nova era, chamada de “Era dos Dados”, onde praticamente qualquer dispositivo eletr√īnico poder√° analisar dados, recebidos via sensores ou via nuvem, para tomar decis√Ķes.

A primeira vantagem do 5G √© a capacidade de conex√£o simult√Ęneas. Enquanto os equipamentos do 4G conseguem atender 10.000 dispositivos num raio de 1 km¬≤, a tecnologia 5G ser√° capaz de conectar at√© 1 milh√£o de dispositivos na mesma dist√Ęncia. Outro diferencial do 5G √© o tempo de lat√™ncia ou seja o tempo de resposta a conex√£o que √© de 0.001 segundos (no 4G √© 0.010 s). T√£o importante quanto esses recursos √© a capacidade de transfer√™ncia de dados de at√© 20 gb (o 4G suporta at√© 10 gb).

E o que isso tem a ver com os carros? Aqui na CES j√° vemos v√°rias solu√ß√Ķes de conectividade dos carros entre carros e de carros para qualquer coisa, o chamado V2X (Vehicle to Everything). Esta nova tecnologia permitir√° que os carros aut√īnomos conversem entre si, que aliados a todos os sensores de leitura em tempo real, levar√° que um carro seja conduzido sem motorista em um n√≠vel extremamente seguro.

O tempo de resposta imediato do 5G vai permitir os sistemas dos carros que conversam entre si tomem decis√Ķes de qual avan√ßar no momento em que ambos chegarem em um cruzamento por exemplo. Tamb√©m ser√° poss√≠vel receber sinais de sensores espalhados pela cidades informando a presen√ßa de pedestres em ambientes invis√≠veis aos carros, como por exemplo atr√°s de paredes ou pr√©dios, e a possibilidade deles atravessarem a via.

At√© mesmo os ve√≠culos mais antigos ser√£o identificados pela infraestrutura da cidade e sensores, e atrav√©s dos dados armazenados imediatamente em nuvem, passar√£o a ser vis√≠veis para os carros conectados. √Č a promessa de um tr√°fego mais civilizado e mais seguro.

Com todas as informa√ß√Ķes dispon√≠veis em tempo real, o ingrediente adicional, a intelig√™ncia artificial (IA), ser√° capaz de aprender o comportamento dos passageiros, ser√£o capazes de decidir automaticamente a melhor rota no momento em que um alerta de tr√Ęnsito for emitido. Atrav√©s do reconhecimento facial, a IA poder√° fazer a autentica√ß√£o do passageiro, trazer todas as suas informa√ß√Ķes para os sistemas do carro, exibir mensagens, e-mails e qualquer comunica√ß√£o do mundo digital para dentro do carro, al√©m de efetuar cobran√ßa pela “corrida”. At√© mesmo a an√°lise do comportamento e estado de sa√ļde das pessoas dentro dos carros (atrav√©s dos batimentos card√≠acos monitorados pelos telefones inteligentes) para adaptar o ambiente, para um tema mais calmo, mais acelerado (com m√ļsica e temperatura para despertar) como tamb√©m para levar para o hospital uma pessoa que esteja passando mal.

Aqui nos Estados Unidos a chegada do 5G acontece entre este ano e 2020. No Brasil, a tecnologia deve chegar em 2022. Até lá, todos os sistemas de conectividade que vemos em forma de protótipo aqui em Las Vegas estarão disponíveis em muitas montadoras.

Texto: F√°bio Trindade

Fonte: Motor 1 uol

Portal Rod√£o

Comments are closed.