FLAGRA: FIAT TORO 2.4 MULTIAIR FLEX
20 de janeiro de 2017 – 10:15 | Comentários desativados

A Fiat aposta pesado na nova versão 2.4 da Toro. O modelo flagrado por Nilcemar Ferreira em Belo Horizonte (MG) entrega a nova motorização na combinação de versão e câmbio apontada pelos emblemas. O flagra …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

Centenário Fiat S76 voltará a correr no Festival de Goodwood

Submitted by on 13 de maio de 2014 – 11:45No Comment

11

O Fiat S76, considerado o veículo mais rápido do mundo em 1911 (extra-oficialmente) vai voltar a rodar pela primeira vez depois de 100 anos durante o Festival de Goodwood, que será realizado entre os dias 26 e 29 de junho. O bólido poderá ser visto na principal atração do evento britânico, a corrida de Goodwood Hiclimb, onde carros e motos de todas as épocas são alinhados por categoria e correm em um circuito técnico, desafiador e todo arborizado de 1,9 km. O melhor tempo da pista foi cravado pelo piloto Nick Hiedfeld, em 1999, a bordo de uma McLaren F1.

Apenas duas unidades do S76 foram produzidas pela fabricante italiana que tinha como objetivo bater o recorde de carro mais rápido do mundo que pertencia ao Blitzen Benz, construído pela Benz & Cie, que estabeleceu a marca de 202 km/h em 1909.

O S76 é equipado com um motor quatro cilindros de 28,5 litros (sim, você leu certo 28,5 litros), e alcançou o recorde de velocidade com o piloto Pietro Bordino, em Saltburn Sands, em 1911, onde foi oficialmente registrada a marca de 216 km/h.

Um dos exemplares foi desmontado pela Fiat após a Primeira Guerra Mundial para evitar que fabricantes rivais obtivessem os segredos técnicos do projeto, enquanto o outro foi comprado pelo aristocrata russo Boris Soukhanov e depois encaminhado para a Austrália, onde foi modernizado e participava de campanhas da fabricante.

Em 2003, o entusiasta Duncan Pittaway, que irá pilotar o clássico em Goodwood, trouxe o chassi de volta para a Inglaterra reunindo os dois exemplares novamente. O monstruoso veículo repatriado passou os últimos dez anos sendo restaurado pelo pessoal da Roach Manufacturing Southampton. “O terrível barulho que o S76 produzia ao passar chamava a atenção das pessoas, que ao olharem tinham seus chapéus arrancados e seus cabelos chamuscados por três metros de chama que emanavam dos escapamentos laterais dispostos ao lado do capô”, escreveu a revista The Autocar Magazine em 1911.

Atual proprietário do clássico S76, Duncan Pittaway confessou: “Depois de restaurar um Bugatti T35, eu estava à procura de um novo desafio, e o S76 foi ideal para as minhas pretensões. Todos os componentes originais que sobreviveram foram restaurados como o chassi, o motor, os eixos, os pedais, a direção, suspensão, etc. Já a caixa de velocidades, radiador e lataria estavam sendo criados usando os desenhos originais da Fiat”.

O Festival de Velocidade de Goodwood é realizado todo ano na Goodwood House, West Sussex , na Inglaterra. Na mostra, os visitantes têm a chance de ver carros e motos com mais de mais de cem anos de história subindo o morro que caracteriza a prova em alta velocidade. Entre as máquinas estão até as recentes máquinas de F1.

Fonte: Auto Esporte
Foto: Divulgação

Comments are closed.