O que o Argo pode fazer pela Fiat
23 de junho de 2017 – 14:52 | Comentários desativados

Criado para substituir o Punto, o Bravo e algumas versões do Palio, o hatch produzido em Betim faz parte de uma estratégia que não mira só o volume de vendas, mas principalmente a redução de …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Indústria

Carros sem motorista podem estar nas ruas até 2035, diz IEEE

Submitted by on 22 de julho de 2014 – 10:49No Comment

11

Uma pesquisa realizada pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) apontou que a expectativa de seus membros é que carros sem motorista estejam nas ruas até o ano de 2035

Para o levantamento, a entidade internacional realizou cerca de 200 entrevistas no último mês de junho com um grupo de pessoas que incluía de universitários a profissionais com 20 anos de experiência.

Na opinião dos entrevistados, responsabilidade legal, fatores políticos e aceitação do consumidor são os maiores obstáculos a serem superados pelos carros sem motorista para se tornarem populares.

“Uma vez que os elementos fundamentais como responsabilidade legal e política estejam definidos, a tecnologia e infraestrutura estarão presentes”, afirmou em nota Yaobin Chen, professor da Escola Purdue de Engenharia e Tecnologia.

Itens

De acordo com a pesquisa, engenheiros acreditam que, até 2030, itens como buzinas, freios de emergência e espelhos retrovisores serão removidos dos carros.

Já o volante e os pedais do acelerador e freios devem ser dispensados até 2035, segundo a opinião dos entrevistados.

Para eles, recursos como GPS, softwares e sensores tendem a ganhar importância nos próximos anos. Estes itens foram citados como essenciais por, respectivamente, 31%, 48% e 56% daqueles que responderam à pesquisa.

“A tecnologia de sensores é relativamente barata e será de grande influência na criação de veículos sem condutor de baixo custo”, afirmou em nota Christoph Stiller, professor do Instituto de Tecnologia Karlsruhe, da Alemanha

Atualmente, empresas como o Google já têm projetos voltados para o desenvolvimento de carros sem motorista ou autônomos.

Fonte: Saulo Pereira Guimarães, de Exame.com / Quatro Rodas

Comments are closed.