Imagens revelam o sedã do novo Polo por inteiro. Estreia acontece no primeiro trimestre de 2018
16 de agosto de 2017 – 16:29 | Comentários desativados

Acabou o mistério! Antes mesmo de a VW revelar o novo Polo nacional, que será mostrado no próximo dia 1 de setembro, fotos indiscretas recebidas por nosso repórter Leo Fortunatti via aplicativo de mensagens revelam …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Novidades

Carro nuclear pode ser uma realidade em apenas dois anos

Submitted by on 23 de outubro de 2013 – 9:39No Comment

01

Uma empresa chamada Laser Power Systems (LPS), localizada em Connecticut, nos Estados Unidos, confirma que terá um protótipo de carro movido a energia nuclear pronto dentro de dois anos.

A propulsão do veículo será realizada através de um método que utiliza como base o tório, um elemento semelhante ao urânio que, por ser um material denso, tem o potencial de produzir grandes quantidades de calor. Segundo Charles Stevens, CEO da LPS, apenas um grama de tório produz mais energia do que 28.000 litros de óleo. A empresa também garante que apenas oito gramas do elemento seria energia suficiente para impulsionar um veículo ao longo de toda sua vida útil.

Ainda segundo o executivo, a nova tecnologia funcionará a partir de pequenos pedaços de tório que seriam usados para gerar calor e, consequentemente, criar um laser. Assim aquecendo a água para produzir vapor e propulsionar uma série de turbinas.

Com isso, poderia ser criado um propulsor com um peso aproximado de 227 kg, o que seria leve e compacto o suficiente para ser encaixado em qualquer carro convencional.

No entanto, Steven esclarece que desenvolver turbinas e geradores que sejam utilizáveis e portáteis é tão difícil quanto criar o laser à base de tório. Por isso, todos os 40 funcionários de sua empresa estão focados em projetar e desenvolver esta nova tecnologia.

E se os cientistas da LPS realmente conseguirem desenvolver tal tecnologia, os carros movidos a tório poderão ” correr milhões de quilômetros “, ressalta Stevens. Além disso, ” por não usar petróleo e não ter emissões de gases, o carro se desgastaria antes mesmo que o motor “.

O conceito de veículos movidos a tório não é novo. Em 2009, Loren Kulesus introduziu o Cadillac Mundo Thorium Fuel Concept, que chamou atenção por não exigir manutenção por pelo menos 100 anos de uso, apenas uma troca de pneus a cada 5 anos.

Fonte: AutoCosmos/México exclusivo para MotorDream
Foto: Divulgação

Comments are closed.