GM registra patente de Chevrolet Silverado no Brasil – Será que vem?
21 de setembro de 2018 – 15:10 | Comentários desativados

A General Motors registrou no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – a patente da Chevrolet Silverado da nova geração, que é comercializada atualmente na América do Norte e em algumas poucas regiões do …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Mercado

Carro elétrico: Montadoras criam plano para comercialização de ecólogicos

Submitted by on 4 de julho de 2013 – 11:27No Comment

37

As montadoras vão entregar amanhã (5) ao governo federal um plano para promover a comercialização de carros elétricos e híbridos no país. O programa consiste em isenção de IPI para comercialização de carros ecológicos no Brasil mediante cotas a fim de criar demanda de mercado.

O plano prevê cota inicial de 500 carros importados sem IPI ainda em 2013, sendo gradativamente aumentada até o limite de 2.400 carros em 2017. As montadoras não reivindicam isenção de imposto de importação para carros, apenas para peças de reposição. No entanto, o plano não contempla um programa de produção destes veículos, o que deve ocorrer após 2017.

Assim, apenas carros importados do Mercosul e México não pagariam o imposto de importação e nem IPI. As cotas deverão ser acrescentadas às já estabelecidas no programa Inovar-Auto. Atualmente, o mercado nacional comercializa de forma direta ou indireta os modelos Ford Fusion, Nissan Leaf, Mercedes-Benz S400, Lexus CT200h, Porsche Cayenne S e Toyota Prius. Este último custa R$ 120.000 e já teve 170 unidades vendidas desde o começo do ano.

Das montadoras, duas já confirmaram interesse na produção de carros elétricos e híbridos no Brasil. A Toyota anunciou um prazo de cinco anos para produzir híbrido flex no país, mas mediante isenção de II e IPI. Já a Nissan assinou com o governo do Rio de Janeiro o protocolo 17 que viabiliza a produção de carros elétricos no estado, sendo o modelo Leaf a escolha para ser feito em Resende.

Outra que também tem intenção velada em produzir carros ecológicos no Brasil e a recém-chegada Amsia Motors, que já assinou um acordo com o governo de Sergipe para construção de fábrica de elétricos e híbridos na região. Mitsubishi e Renault, por exemplo, já exibiram no país modelos elétricos a fim de promover a tecnologia, bem como a Fiat testa carros e caminhões elétricos de tecnologia nacional feitos em parceria com a Itaipu Binacional.

Fonte: Estadão / Notícias Automotivas

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário abaixo, ou Assine o RSS desta página .

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.