GM registra patente de Chevrolet Silverado no Brasil – Será que vem?
21 de setembro de 2018 – 15:10 | Comentários desativados

A General Motors registrou no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – a patente da Chevrolet Silverado da nova geração, que é comercializada atualmente na América do Norte e em algumas poucas regiões do …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » F1

BT62: O PRIMEIRO PASSO DA NOVA ENCARNAÇÃO DA BRABHAM

Submitted by on 4 de maio de 2018 – 13:48No Comment

Brabham-BT62-LADO

Em 2014, David Brabham, filho mais novo do tricampeão de F1 Jack e vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2009 pela Peugeot, lançou uma campanha de crowdfunding, a famosa vaquinha na internet, para levantar recursos para o seu projeto de ressuscitar a equipe fundada pelo pai nos anos 60.

Nesta semana, a nova empresa, batizada de Brabham Automotive, apresentou ao mundo seu primeiro grande fruto: o BT62, um supercarro projetado para pistas de corrida. Com um motor aspirado de 8 cilindros com 5.8 litros, a fera gera cerca de 700 cavalos de potência. Infelizmente, não foram divulgados muitos detalhes sobre sua base.

O modelo é todo construído em fibra de carbono e partes em kevlar, com asa traseira, entradas de ar aerodinâmicas, aletas e bargeboard, em um pacote que tem capacidade de gerar 1.200 kg de pressão aerodinâmica.

As rodas são de aro 18, o volante é removível e os bancos em fibra de carbono seguem especificação da FIA com cinto de seis pontos. O piloto ainda terá acesso a um painel de 12 polegadas sensível ao toque para acessar e controlar informações de desempenho, além de uma segunda tela no console com outras funções do carro. Ou seja, uma verdadeira máquina de corrida extremamente detalhista que custará 1 milhão de euros (cerca de R$ 4,2 milhões), sendo que apenas 70 unidades serão construídas na fábrica localizada nas cercanias de Adelaide, na Austrália.
Esse é só o primeiro passo que David está dando para reestabelecer a marca Brabham no setor esportivo, com seu legado de engenharia de primeira linha. O foco inicial é chegar na classe nas 24 Horas de Le Mans, provavelmente primeiro ainda na GTE com o BT62 e depois com na LMP1, para então, quem sabe, um retorno à F1.

“Eu coloquei como objetivo há 12 anos reestabelecer o icônico nome Brabham, determinado em vê-lo de voltar às competições de nível global. Meu pai tinha uma determinação incrível e, como ele, eu trabalhei muito neste tempo desenvolvendo minha experiência como piloto, líder e mentor, nunca perdendo de vista nosso alvo”, declarou o filho do tricampeão no lançamento do carro.

Para quem não lembra, Jack Brabham foi um revolucionário das pistas de corrida. Além de grande piloto, era um ótimo acertador e desenvolvedor de carros, graças ao seu talento mecânico, fruto dos tempos em que trabalhou na Força Aérea Australiana na juventude.
Ele foi um dos principais responsáveis por fazer funcionar, por exemplo, os motores traseiros da Cooper, onde ele conquistou seus dois primeiros títulos mundiais. A posição dos propulsores se tornou padrão nas principais categorias do mundo até hoje. O terceiro campeonato é o mais lembrado por boa parte do público por ser até hoje o único de um piloto com o carro de sua própria equipe na história, em 1966.

Em torno do time foi construída a Motor Racing Developments, que tinha como objetivo vender o know how de desenvolvimento tecnológico e fabricação de carros para outros times de diferentes competições além da F1, como a F2, F3, F5000 e esporte-protótipos, na parceria do piloto com o projetista e sócio Ron Tauranac, que veio a adquirir a empresa.

De qualquer forma, o BT62 é uma excitante novidade que serve como ponta pé inicial para o retorno do nome Brabham como desenvolvedora de tecnologia para o automobilismo. E o mais legal disso tudo é que essa nova fase acontece dentro da família que iniciou todo esse caminho e não na mão de pessoas que não possuem ligação mais íntima com a marca, como ocorreu no começo da última década com a Lotus.

Texto: Lucas Santochi

Fonte: projetomotor.com.br

Portal Rodão

Comments are closed.