Nissan planeja ofensiva ‘verde’ com Leaf e produção de híbridos no Brasil
22 de agosto de 2018 – 15:44 | Comentários desativados

Enquanto prepara mais versões da Frontier, agora produzida na Argentina, e a nova geração do March para os próximos anos, a Nissan quer incluir o Brasil na onda dos veículos elétricos e híbridos, que consomem …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Motos

BMW revela seu 1º scooter elétrico de produção no Salão de Frankfurt

Submitted by on 11 de setembro de 2013 – 13:54No Comment

27

A BMW revelou nesta terça-feira (10), na Alemanha, a versão final de produção de seu primeiro scooter elétrico para produção, o C Evolution. O modelo é baseado no protótipo Concept e. de 2011 e segundo a empresa será “o começo de um novo capítulo para a mobilidade urbana para a BMW”.

Em 2013, outra fabricante tradicional de motos, a austríaca KTM, também entrou no segmento dos scooters movidos à eletricidade, o esportivo E-Speed, apresentado ainda como conceito.

Ainda sem data para chegar às lojas, o C Evolution chega a 120 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e seu motor rende 47 cavalos de potência. Autonomia é de cerca de 100 km e carga leva 4 horas para ser completa recarregando em tomada de 220 V.

De acordo com a BMW, a aceleração do scooter é superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais. Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.

Apesar do sistema de propulsão diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters movidos à gasolina da BMW. Semelhanças com as linhas de C 600 Sport e C 650 GT são nítidas.

Regeneração de energia

Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor transmite a força para a roda traseira através de correia.

O C Evolution disponibiliza 4 opções de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração, vai variar de acordo com o modo escolhido.

No Road, por exemplo, fica disponível a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo.

Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação.

Scooter não tem chassi convencional

Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS.

Como tecnologia embarcada, o scooter possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de “Torque Control Assist”. O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda, evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo.

O comportamento do Evolution pode ser monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.

Fonte: G1
Foto: Divulgação

Comments are closed.