Confira as novidades apresentadas no Salão Duas Rodas
20 de novembro de 2017 – 13:49 | Comentários desativados

As principais empresas do setor de motos do Brasil apresentaram suas novidades para 2018 no Salão Duas Rodas, em São Paulo. Mesmo em um mercado que ainda sente os efeitos da crise econômica, foi possível …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Motos, Novidades

BMW G 310 R: primeiras impressões

Submitted by on 1 de setembro de 2017 – 13:58No Comment

bmw-g-310r-132a3677-credito-marcelo-brandt-g1

Será que a BMW de baixa cilindrada continua sendo uma BMW? Depois de avaliar a G 310 R, primeira moto da montadora alemã neste segmento, a resposta é sim, mas em uma escala completamente diferente.

Vendida por R$ 21.900 e com freios ABS de série, a moto é montada em Manaus com as peças vindas da Índia, onde é produzida em parceria com a TVS. Ela chega para competir entre as “urbanas premium”.

Acabamento e performance continuam no nível esperado, mas a marca teve que se adaptar ao novo território que explora. Além de ser a de menor cilindrada da marca, o modelos custa metade do preço de uma F 800 R ou F 800 GS, modelos mais baratos da empresa até então.

A G 310 R está alguns degraus acima em desempenho e preço comparado a Honda CB Twister e Yamaha Fazer 250, por exemplo.

Entre as concorrentes diretas estão KTM 390 Duke, Kawasaki Z300 e a líder deste nicho, a Yamaha MT-03, que emplacou mais de 600 unidades por mês neste ano, de acordo com a associação das concessionárias (Fenabrave).

A BMW não fala quantas unidades pretende vender da G 310 R, e também da G 310 GS, versão aventureira que será a próxima de sua linha de baixa cilindrada a ser vendida no mercado brasileiro.

No entanto, a chegada das motos foi um impulso para a empresa abrir sua própria linha de montagem em Manaus, com capacidade para até 10 mil unidades por ano.

As diferenças

Comparada às rivais, a G 310 R está na mesma faixa de preço, mas cada moto tem uma peculiaridade. R3 e Z300, por exemplo, utilizam motores de 2 cilindros, com menos vibração que os de 1 cilindro.

A KTM, por outro lado, também com um monocilíndrico, aposta em um conjunto mais esportivo, tanto no comportamento, como na ergonomia mais agressiva. Para completar, a CB 500F é uma opção de maior cilindrada, com motor de 2 cilindros, mas também compete com as motos menores por causa do seu preço.

Motor é ‘nervosinho’ e vibra bastante

Na primeira acelerada é possível notar que a G 310 R não é uma simples moto urbana. Ela carrega o comportamento de uma “naked” de maior cilindrada. Isso fica mais nítido devido ao motor, um tanto “nervosinho”.

Com 313 cc de cilindrada, o motor rende 34 cavalos de potência a 9.200 rpm. Ele tem injeção eletrônica, refrigeração líquida e está posicionado de maneira diferente da maioria dos motos, permitindo a saída do escape por sua parte traseira.

Quase nenhuma moto é assim, o mais comum é o escape sair pela frente do motor e dar a volta por baixo dele até chegra a traseira.

De acordo com a BMW, isso torna o processo de entrada e saída de gases mais natural, ajudando na economia e também melhorando a vibração.

Mas a verdade é que o motor da G 310 R vibra um bocado, principalmente para manter velocidades de cruzeiro, por volta dos 120 km/h.

Isso atrapalha um pouco para viagens longas. O melhor local de uso da moto é em estradas sinuosas, onde, mantendo o giro acima dos 5.000 rpm, é possível tirar toda força do motor, que tem arrancadas contundentes e boas retomadas.

Câmbio

Também não são necessárias muitas reduções de marchas, já que o torque do motor permite deixar a moto em marchas altas mesmo em baixas velocidades. O câmbio tem engates firmes, mas nada que atrapalhe.

A unidade avaliada estava com folga na embreagem, o que deixou o engate extremamente duro e incômodo. Em outra unidade, que estava bem regulada, o problema nas trocas de marchas não se repetiu.

Deu para notar que as primeiras marchas são bem curtas e o comportamento mais “temperamental” do motor pede sempre giros altos, também na cidade.

Parece moto grande

O principal comentário sobre a G 310 R nas ruas foi: “Nossa, parece uma moto grande!”. Realmente, com muitas carenagens ao redor do tanque e a robusta suspensão dianteira do tipo invertida, a impressão é de se tratar de uma moto de maior cilindrada.

A motocicleta tem suspensões bem ajustadas: não são nem muito duras e nem muito moles, o que ajuda a suportar a buraqueira da cidade, sem perder estabilidade em uma pilotagem mais esportiva.

O monoamortecedor traseiro possui regulagem de pré-carga, sendo necessário uso de uma chave especial que fica num estojinho embaixo do banco.

A sensação de estar em uma moto “maior” também aparece na posição de pilotagem.

Apesar de ter as pedaleiras recuadas, para passar a esportividade de uma “naked”, a G 310 R recebe bem o motociclista, proporcionando posição relaxada para os braços, além de encaixe confortável para a moto ao redor do tanque.

Mas, ao entrar em movimento, a pequena BMW mostra mais agilidade do que suas irmãs mais pesadas, além de uma grande facilidade para trocas de direção rápidas. A impressão é que o chassi da moto aguentaria um motor mais forte, devido à boa estabilidade em curvas e frenagens.

O sistema de freio conta com o ABS de série e não tem reações muito fortes. Requer um pouco mais de força em frenagens bruscas, o que está de acordo com este segmento.

Vai vender bem?

Preço e conjunto para ser um sucesso a G 310 R tem, mas a própria BMW enxerga que os clientes podem ter “medo” de uma manutenção mais cara da sua moto mais “barata”.

Para isso, a empresa criou uma tabela de preços sugeridos para as revisões. De acordo com a BMW, as concessionárias não são obrigadas a segui-la, porém, o consumidor poderá utilizar esses valores como base na hora de escolher sua oficina autorizada.

VEJA OS PREÇOS PREVISTOS PARA AS REVISÕES DA G 310 R

1.000 km – R$ 375
10.000 km – R$ 375
20.000 km – R$ 1.800
30.000 km – R$ 375
40.000 km – R$ 1.400
VEJA PREÇOS DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO DA G 310 R
Filtro de óleo – R$ 77,74
Filtro de combustível – R$ 126,95
Elemento filtro de ar – R$ 79,9
Manete de freio – R$ 122,8
Kit pastilhas de freio dianteiro – R$ 363,64
Kit pastilhas de freio traseiro – R$ 231,45
Espelho retrovisor direito – R$ 247,8
Farol completo – R$ 883,76
Seta direita – R$ 296,54
Pinhão da corrente – R$ 114,14
Corrente com emenda – R$ 633,93
Coroa da corrente – R$ 269,34

Texto: Redação

Fonte: G1

Rodão

Comments are closed.