Confira as novidades apresentadas no Salão Duas Rodas
20 de novembro de 2017 – 13:49 | Comentários desativados

As principais empresas do setor de motos do Brasil apresentaram suas novidades para 2018 no Salão Duas Rodas, em São Paulo. Mesmo em um mercado que ainda sente os efeitos da crise econômica, foi possível …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Dicas

Aumentando a vida útil do kit de embreagem

Submitted by on 8 de setembro de 2017 – 15:08No Comment

dfn7smnwz9q1fufhauu6fbwfl

Você conhece o kit de embreagem? Ele é composto por três peças, o platô, colar e disco, componentes responsáveis por colocar o automóvel em movimento, e assim como todas as peças do carro necessita de cuidados especiais para que não ocorra um desgaste precoce, e o veículo tenha seu sistema de marchas comprometido.

Como funciona a embreagem

Quando a embreagem está com problema, o motorista passa a sentir um desconforto ao pisar no pedal, e o funcionamento de outras peças também pode ser comprometido. O kit de embreagem tem como principal função controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, processo que viabiliza o engate das marchas.

Alguns hábitos que você deve evitar para conservar a embreagem

Quando for parar com o carro evite deixar o mesmo engrenado. No sinal, deixe o automóvel sempre em ponto morto, e evite descansar o pé sobre o pedal. Isso evitará um atrito desnecessário das peças da embreagem com o volante do motor. Quando você permanece por muito tempo com o pé sobre o pedal de embreagem com o carro parado e engrenado, ocorre o afastamento do platô do disco. Isso acarretará no desgaste do disco devido ao atrito, quando o disco está desgastado provoca o superaquecimento do sistema.

Tempo correto para a mudança de marchas

Passe as marchas sempre no tempo correto, evitando arrancadas bruscas na segunda marcha. Quando for tirar o carro da inércia passe a primeira marcha e espere o veículo começar a desenvolver para jogar a próxima marcha. As marchas devem sempre ser trocadas em ordem, à medida em que o carro necessitar de mais potência. Dessa forma você estará aliviando o atrito do kit e a embreagem irá funcionar de maneira mais suave.

Adequando aceleração com a mudança de marchas

Outra dica importante é saber sincronizar a aceleração enquanto solta o pedal da embreagem. Aceleração maior do que a liberação do pedal de embreagem pode queimá-la. Quando a embreagem está com problemas, o carro perde em desenvolvimento e consome mais combustível. Ao trafegar por vias de plano inclinado, em hipótese alguma use embreagem/acelerador para segurar a velocidade do carro, opte por usar o freio de mão.

Texto: Redação

Fonte: O Dia

Rodão

Comments are closed.