Cotada para o Brasil, Opel prepara 8 novidades até 2020
16 de outubro de 2018 – 11:19 | Comentários desativados

Alemã prepara os sucessores do Corsa e do Mokka X e também na eletrificação da gama
Empresa que atua de uma forma muito transparente na hora de comunicar suas estratégias, algo raramente visto no setor, a …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Curiosidades

Audi A7 autônomo roda 900 km até CES 2015

Submitted by on 7 de janeiro de 2015 – 12:42No Comment

08

A Audi está apresentando o conceito autônomo A7 na feira de tecnologia CES 2015 (Consumer Electronics Show), que acontece em Las Vegas entre os dias 6 e 9 deste mês.
Um sedã que vem equipado com um motor supercharged 3.0 V6 de 314 cv a 5.500 rpm e 45 kgfm a 4.500 giros administrados por um câmbio automático de oito velocidades.
Então, para promover seu conceito autocapaz, nada melhor do que deixá-lo se levar (sem assistência humana) do seu ponto de origem, em São Francisco, até o local do evento, em Las Vegas.

No total, a distância percorrida entre as cidades foi de mais de 550 milhas, algo em torno de 900 km. Durante metade do trajeto, três jornalistas americanos puderam se acomodar atrás do volante, mas apenas como espectadores. Além de servir para coletar dados de pesquisa para uma eventual produção em série, a viagem também buscou demonstrar a viabilidade de um carro de condução autônoma em condições de tráfego urbano e rodovias. O trecho pelo qual o A7 viajou não foi escolhido por acaso, afinal, os Estados da Califórnia e de Nevada concederam permissão para as montadoras efetuarem testes de carros independentes por suas ruas e estradas públicas.

O Audi A7 conceito autônomo foi projetado para circular com segurança e sem assistência de um condutor até 112 km/h. Até essa velocidade, o carro muda de faixa, efetua manobras e faz ultrapassagens sem que alguém precise estar do lado de trás do volante. Antes de mudar de pista, por exemplo, o veículo equaliza sua velocidade à dos demais carros que estão à sua volta. Se o cálculo da velocidade e da distância for considerado seguro, o veículo inicia a mudança de faixa, com precisão e em tempo hábil. Tecnologia que depende de vários sensores para funcionar. Como os controlados por radar de longo alcance (já em uso no controle de cruzeiro em alguns veículos da Audi) e os radares de médio alcance que ajudam a varrer a área em 360°.

Scanners a laser montados na grade frontal e no para-choque traseiro fornecem informações de reconhecimento detalhada de vários objetos estáticos, ou em movimento, presentes nas vias. Além disso, uma câmera de vídeo 3D de alta resolução instalada na frete do A7 simula uma lente grande angular e ajuda na condução do conceito. Outras quatro câmeras frontais e traseiras pequenas trabalham em conjunto para uma visualização do que está ao redor ficar mais precisa. Finalmente, todos esses dados de orientações básicas são processadas por um computador que envia essas informações para a direção, freios e transmissão conforme necessário. A qualquer momento o motorista pode intervir tomando o controle do carro. E ao se aproximar de ambientes de cidades complexas, por exemplo, o condutor é solicitado através de múltiplos sinais de alerta para tomar o controle e garantir a segurança adequada.

Confira o vídeo que mostra a iniciativa bem sucedida da montadora alemã, e depoimentos de engenheiros da Audi e de jornalistas especializados a respeito da experiência de se viajar como mero expectador a bordo do A7.

Fonte: Auto Esporte
Foto: Divulgação

Comments are closed.