Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador
13 de setembro de 2019 Р14:45 | Comentários desativados em Conheça o BMW concept 4, o protótipo que antecipa o série 4 Рsó ele quer ter grade de radiador

Estande da BMW no Sal√£o de Frankfurt d√° spoilers sobre as novas gera√ß√Ķes do S√©rie 4, al√©m de novidades para o nicho dos SUV-cup√™ e um novo carro el√©trico.
Uma das atra√ß√Ķes da BMW¬† no Sal√£o …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Campeonatos

Acidente de Stewart faz Nascar repensar liberdade de seus pilotos

Submitted by on 9 de agosto de 2013 – 10:41No Comment

06

O acidente sofrido por Tony Stewart na √ļltima segunda-feira, durante uma corrida de sprint, em um pequeno evento em pista de terra, est√° fazendo donos de equipes e at√© mesmo alguns pilotos repensarem esta liberdade que os competidores t√™m de participarem em eventos paralelos √† Nascar.

√Č algo parecido ao que aconteceu em anos passados na F1, como no acidente de Robert Kubica em uma prova de rali, e que fez com que os pilotos do Mundial ficassem cada vez mais restritos sobre suas atividades. Alguns contratos de hoje pro√≠bem n√£o s√≥ a participa√ß√£o em outros tipos de corrida, mas tamb√©m a pr√°tica de qualquer atividade considerada perigosa, como esquiar, andar de moto e etc.

Tricampe√£o da Sprint Cup, Stewart, que tem costume de participar de corridas de sprint cars, sofreu fratura na t√≠bia direita e na f√≠bula ap√≥s uma colis√£o m√ļltipla no oval de Southern Iowa e est√° fora por tempo indeterminado das corridas. E claro que boa parte de sua liberdade existe pelo fato de ele ser dono de sua equipe. Por outro lado, o caso deve fazer com que a discuss√£o ganhe for√ßa nos pr√≥ximos meses.

‚ÄúDefinitivamente isso far√° alguns dos propriet√°rios de equipes pensarem melhor sobre seus pilotos‚ÄĚ, declarou David Ragan, durante um evento na √ļltima quarta-feira, em Charlotte. O pr√≥prio piloto tem um corrida j√° agendada para a pr√≥xima ter√ßa-feira ‚Äď dois dias depois da etapa de Watkins Glen da Nascar ‚Äď em Gastonia, na Carolina no Norte, em uma pista de terra.

‚ÄúAcho que isso [o acidente de Stewart] far√° com que patrocinadores pensem quando estiverem redigindo seus contratos para a pr√≥xima temporada, fazendo acordos de dois ou tr√™s anos. Eles ir√£o pensar sobre os riscos que alguns de seus pilotos podem assumir. N√£o √© apenas sobre outros tipos de corrida, mas tamb√©m em sair para esquiar, pular de paraquedas‚Ķ Talvez Travis Pastrana fique liberado para fazer esse tipo de coisa, pois √© a vida dele. Mas fazemos muitas coisas divertidas fora do esporte, e precisamos ser inteligentes‚ÄĚ, continuou.

Esta n√£o √© a primeira vez que um piloto da Nascar se lesiona em uma prova fora do √Ęmbito da categoria. S√≥ que, na opin√£o do ex-piloto e atual analista da TV americana, Darrell Waltrip, o fato de ser um problema com algu√©m da dimens√£o de Stewart faz com que a discuss√£o ganhe mais import√Ęncia.

‚ÄúQuando uma les√£o acontece com um piloto como Tony, uma das estrelas de maior visibilidade da categoria, assim como a morte de Dale Earnhardt promoveu inova√ß√Ķes na seguran√ßa, todo mundo olha mais de perto [a quest√£o]. J√° discutimos se √© inteligente correr em outras categorias, especialmente sprint cars. Mas acho que a les√£o de Tony provavelmente foi a gota d‚Äô√°gua. Alguns propriet√°rios de equipes e pilotos agora v√£o decidir que isso √© muito arriscado e diminuir [este tipo de participa√ß√£o‚ÄĚ, declarou.

Em junho, Jason Leffler, piloto que já tinha passado pela Indy, e que 2001 fazia algumas corridas a cada temporada na Sprint Cup, morreu também em uma corrida sprint car, em pista de terra. Só que outras pequenas categorias também estão no alvo dos donos de times da Nascar, como as late models e provas regionais com carros modificados. Não é incomum ver pilotos da Nascar em corridas deste tipo.

Kyle Petty, ex-piloto que hoje também é comentarista na TV americana, acredita que um acordo entre equipes e pilotos será difícil, já que a cultura de correr nestas provas regionais está bastante presente entre diversos competidores da Nascar há muitos anos.

‚ÄúOs propriet√°rios v√£o rever seus contratos? Talvez. Se eu fosse um dono [de equipe] com um piloto e 300 empregados que dependem de que o piloto esteja no carro a cada final de semana, pois o patrocinador dele me paga, ent√£o, eu n√£o vou tentar apenas me proteger, mas proteger o meu neg√≥cio e meus funcion√°rios. √Č assim que o propriet√°rio v√™ a situa√ß√£o.‚ÄĚ

‚ÄúComo piloto, vou dizer: ‚ÄėIsso √© o que fa√ßo. N√£o vivo em uma bolha. Tenho viver e n√£o posso fazer apenas uma coisa. Quero pilotar tudo que eu possa.‚Äô Alguns pilotos n√£o vai mais andar em outros tipos de carros. Muitos deles andam apenas na [Sprint] Cup. E existem outros, como Kasey Kahne, Tony Stewart, Kyle Busch e outros, que ir√£o correr em tudo que tiver quatro rodas e um volante. N√£o √© uma grande revolu√ß√£o, mas o acidente do Tony joga uma luz em um problema que certamente paira sobre pilotos e donos de equipe.‚ÄĚ

Fonte: Lucas Santochi / Tazio
Foto: Divulgação

Comments are closed.