Smart terá apenas carros elétricos
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Smart fez série especial para marcar fim da produção de modelos com motor a combustão.
A Smart produziu uma s√©rie especial para marcar as √ļltimas unidades do ForTwo com motor a combust√£o. Ser√£o 21 carros feitos …

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Submitted by on 20 de julho de 2016 – 14:15No Comment

APRENDENDO A OUVIR O QUE O SEU CARRO FALA
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Todo carro se comunica com o motorista. Ou pelo menos tenta. Especialmente quando as coisas não andam bem. Ele avisa quando o amortecedor está gasto ou quando o pneu precisa de calibragem. Você só precisa saber ouvi-lo.
Para ajudar nessa relação desgastada entre automóvel e proprietário, em vez de psicólogos ou terapeutas, fomos buscar os conselhos de César Urnhani, piloto de testes, e Gerson Burin, técnico em segurança viária do Cesvi Brasil, que ensinam dicas preciosas para reconhecer quais são as principais mensagens transmitidas por seu carro.
Alinhamento e balanceamento
Do mesmo modo que o homem indica à máquina o que ele quer através do volante, a máquina, por mais submissa que seja, sinaliza suas carências. O recado mais fácil de entender é quando o volante está torto. Seu carro está dizendo a você que é preciso refazer o alinhamento da direção. Nesse caso, em geral o volante apresenta vibração, às vezes até em baixa velocidade. Na estrada, o veículo fica instável e a direção quer se mexer sozinha. Isso mostra que, além do alinhamento, também é necessário balancear as rodas.
Para fugir dessa, a dica √© evitar ao m√°ximo impactos em buracos e lombadas irregulares e n√£o descuidar da revis√£o peri√≥dica, fazendo o servi√ßo de alinhamento de dire√ß√£o e de balanceamento dos pneus pelo menos a cada 10‚ÄČ000 km ou quando receber os sinais acima.
Cambagem
Outro recado que o volante pode mandar ao motorista é com relação à cambagem. Para quem não sabe exatamente o que é, a cambagem se refere ao grau de inclinação das rodas, tanto quando vistas de frente como quando vistas de cima. E para cada modelo há uma medida exata.
Assim como ocorre com o alinhamento e o balanceamento, dá para perceber que a cambagem está incorreta por meio de uma vibração no volante e da falta de estabilidade do veículo. Mas a melhor maneira para se certificar de que o problema está mesmo aí é observar se também ocorre o desgaste irregular na banda de rodagem. Se houver, vá correndo para uma oficina.
Amortecedores
O carro tamb√©m se comunica com o dono por meio de sons. Um exemplo √© quando os amortecedores est√£o com sua vida √ļtil comprometida. Ao passar por um piso irregular ou uma lombada, ouvimos o som de algo batendo na suspens√£o. Achou que √© normal? Ent√£o voc√™ passa por outra lombada e escuta de novo a batida seca. H√° uma grande chance de ser amortecedor cansado. Mas ele tamb√©m manda outro aviso sonoro nessa situa√ß√£o: os pneus cantam mesmo em velocidades mais baixas.
Como a maioria dos problemas que envolvem a suspens√£o, os primeiros efeitos colaterais s√£o a perda de estabilidade e o desgaste prematuro dos pneus. N√£o √© poss√≠vel estipular um prazo exato para a troca dos amortecedores, pois varia conforme o modelo, o terreno percorrido, o n√≠vel de carga e o modo de dirigir. Na d√ļvida, v√° a uma oficina especializada em suspens√£o e fa√ßa uma checagem r√°pida.
Calibragem
Seu automóvel teima em ir para um lado e você precisa estar corrigindo sempre a trajetória? Sente que a estabilidade piorou quando está acima de 60 km/h? Então pare no primeiro posto de combustível e calibre os pneus, pois o problema está neles. Caso os pneus estejam mais vazios do que deveriam, eles vão cantar mais nas curvas e, como consequência, causará o aumento do consumo de combustível.
Porém, se a calibragem estiver acima do ideal, haverá um desgaste irregular nos pneus, especialmente no centro da banda de rodagem. Para não cair nessa roubada, é só criar uma rotina: faça calibragem dos pneus a cada uma ou duas vezes que for ao posto abastecer o tanque.
Molas
Possuem vida √ļtil superior aos amortecedores e t√™m uma responsabilidade adicional: suportar o peso da carroceria. Portanto, no caso de desgaste excessivo, o risco de acidente e danos √† suspens√£o √© ainda maior. As mensagens que elas mandam come√ßam com um carro inst√°vel, que, ao passar por obst√°culos e pisos mais irregulares, balan√ßa de forma intensa, vibrando demais, como se fosse numa picape antiga, que pula sem parar.
Al√©m disso, a cambagem come√ßa a se deteriorar com mais rapidez, iniciando um efeito domin√≥ em outros itens da suspens√£o. Como os amortecedores, n√£o h√° quilometragem ideal para substitu√≠-las. S√≥ mesmo o mec√Ęnico pode dizer se chegou a hora da troca.
Combustível adulterado
De repente voc√™ ouve que o motor est√° ‚Äúgrilando‚ÄĚ. Pois bem, se ao dar a partida ou na arrancada se ouve esse ru√≠do agudo met√°lico, pode pensar em combust√≠vel adulterado. Esse som √© caracter√≠stico do momento em que √© injetado combust√≠vel nas c√Ęmaras de combust√£o. Com a gasolina ou o √°lcool de m√° qualidade, ele for√ßa essa inje√ß√£o, emitindo um ru√≠do mais agudo.
Junto desse sintoma, o veículo começa a apresentar outros sinais característicos, como falhas no funcionamento do motor, marcha lenta irregular e perda de potência. Aqui vale a velha e boa dica: abastecer sempre em um posto de confiança, conhecido, e fugir de preços muito abaixo da média.
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Quando elas est√£o gastas ou danificadas, seu carro manda avisos bem claros. O motor come√ßa a engasgar, perde pot√™ncia ao acelerar e at√© apaga repentinamente. Com o funcionamento irregular, o motor acaba trabalhando em temperaturas maiores e consumindo mais combust√≠vel. Assim que perceber algo fora do normal com o motor, v√° logo ao seu mec√Ęnico de confian√ßa.
A troca das velas √© um servi√ßo barato. O pre√ßo, incluindo a m√£o de obra, sai por menos de 80 reais, para hatch popular. O ideal √© n√£o ter de sentir esses sintomas para fazer o servi√ßo. Em geral recomenda-se que se troquem as velas a cada 20.000 km, mas na d√ļvida siga sempre a recomenda√ß√£o do manual do propriet√°rio.

Texto: Leonardo Faria
Fonte: Quatro Rodas

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