FLAGRA: FIAT TORO 2.4 MULTIAIR FLEX
20 de janeiro de 2017 – 10:15 | Coment√°rios desativados

A Fiat aposta pesado na nova vers√£o 2.4 da Toro. O modelo flagrado por Nilcemar Ferreira em Belo Horizonte (MG) entrega a nova motoriza√ß√£o na combina√ß√£o de vers√£o e c√Ęmbio apontada pelos emblemas. O flagra …

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40% dos carros nacionais podem ficar mais caros em 2014

Submitted by on 11 de dezembro de 2013 – 9:59No Comment

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Em 2014, pelo menos 40% dos carros nacionais poderão sofrer aumento de preços. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), esse é o percentual de carros produzidos no Brasil hoje que ainda não vêm com freios ABS de fábrica, item que passará a ser obrigatório como item de série nos modelos fabricados a partir do ano que vem. A inclusão do item nesses veículos pode encarecer seus preços.

Al√©m dos freios ABS, o airbag frontal duplo de f√°brica tamb√©m passar√° a ser obrigat√≥rio. O item j√° estava presente em 100% dos modelos fabricados no Brasil lan√ßados em 2013, e em 60% do total de carros zero quil√īmetro nacionais deste ano. Contudo, 40% dos modelos nacionais ano 2013 n√£o vieram com este item de f√°brica, e tamb√©m podem encarecer com a nova obrigatoriedade a partir de 2014.

“O custo para o conjunto ABS e airbag √© de aproximadamente 1.100 reais para as montadoras, podendo ser reduzido com o aumento dos ganhos de escala de produ√ß√£o”, afirma Milad Kalume Neto, especialista em mercado automotivo e gerente de desenvolvimento de neg√≥cios da Jato Dynamics.

Os modelos de entrada devem ser os principais afetados, uma vez que em categorias superiores a maior parte dos carros já costuma trazer os itens de segurança de fábrica.

Dos carros da Volkswagen, por exemplo, atualmente não trazem os itens de série o Gol G4, o Novo Gol 1.0, o Novo Voyage 1.0 e a Nova Saveiro, que traz os itens de série só a partir da versão Trooper.

De acordo com informa√ß√Ķes passadas pela assessoria de imprensa da Fiat, apenas os modelos Siena EL e Dobl√≤ Cargo ainda n√£o s√£o comercializados com ABS e airbag. Segundo a montadora, o pre√ßo m√©dio praticado para inclus√£o dos itens varia de acordo com o modelo, mas costuma custar entre 700 e 1.000 reais.

A obrigatoriedade dos freios ABS, sistema antitravamento dos freios nas quatro rodas, e do airbag duplo frontal a partir do ano que vem foi determinada pelas resolu√ß√Ķes 311 e 312 do Conselho Nacional de Tr√Ęnsito (Contran) em outubro deste ano.

Fonte: Priscila Yazbek, de Exame.com / Quatro Rodas

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