Toyota testará carro ‘falante’ e autônomo até 2020
17 de outubro de 2017 – 11:54 | Comentários desativados

A Toyota Motor disse nesta segunda-feira (16) que começará a testar um carro elétrico autônomo em torno de 2020, o modelo usará inteligência artificial (IA) para interagir com os motoristas.
O carro, cujo modelo conceito foi …

Ler post completo »
Curiosidades

F1

Mercado

Motos

Novidades

Home » Dicas

3 dicas para cuidar do estofamento do seu carro

Submitted by on 2 de outubro de 2017 – 13:10No Comment

3-dicas-para-cuidar-do-estofamento-do-seu-carro25978

Os assentos dos automóveis são os itens mais utilizados no carro, não há escolha. Ao entrar no veículo, os bancos do carro são sempre os primeiros a nos receber. Por ter essa característica, o acúmulo de sujeira em partes estofadas do carro, a possibilidade de mau cheiro e manchas no estofamento dos bancos podem aparecer com frequência.

Este artigo visa apresentar dicas para cuidar do estofamento do carro de forma eficiente e sem prejudicar as superfícies.

1. ASPIRADOR NO ESTOFAMENTO DO CARRO

Antes de iniciar a limpeza do estofamento com produtos químicos ou água, passe aspirador de pó nos estofamentos. Faça-o pelo menos uma vez por semana para manter manter o revestimento dos bancos sempre limpo.

O ideal é utilizar aspiradores para veículos, pois são desenvolvidos especialmente para atuar no estofamento do carro. Estes equipamentos, além de não promoverem aquecimento incomum no tecido dos bancos, têm bicos projetados para locais estreitos, como a dobra entre o assento e o encosto de cabeça do carro.

2. PRESERVAR AS COSTURAS DO TECIDO

Esta dica vale quando o estofamento do carro já tem muito tempo de uso. Com o atrito diário dos vários tecidos das roupas utilizadas por motoristas e passageiros, além dos diferentes pesos e movimentos aplicados no estofamento do veículo, a costura do banco pode ser enfraquecida pela constante oscilação e intensa pressão.

O ideal é ficar atento às costuras de todo o estofamento interno, já que esses movimentos não podem ser impedidos. A qualquer sinal de desgaste na costura dos bancos (especialmente) ou de expansão, procure um profissional tapeceiro para reforçar o ponto.

3. LIMPAR O ESTOFAMENTO DOS BANCOS

É interessante destacar que o cuidado com o estofamento de tecido é diferente do estofamento de couro.

-BANCOS DE TECIDO
Sendo o material de estofamento mais popular, o banco revestido de tecido é excelente para ambientes quentes, pois seu aquecimento demora mais tempo para acontecer e os custos para reparo desse tipo de banco automotivo são menores. No entanto, esse tipo de estofamento concentra mais manchas e odores, principalmente quando está úmido.

Por isso, para a retirada de manchas do banco, o ideal é sempre limpá-lo ao lavar o carro. Se você não tem o costume de lavar o veículo com frequência, passe um pano úmido no estofamento do carro (com água apenas) semanalmente ou quando for necessário. Se a mancha for muito persistente, utilize um produto específico para limpar manchas nos bancos e outras partes do carro.

Para evitar o mau cheiro, nunca deixe o veículo molhar por dentro sem uma secagem correta. Em períodos chuvosos, quando o guarda-chuva molhado acaba se tornando um passageiro indesejado, seque o interior do carro com um pano de algodão (de preferência) e acione o ar condicionado. Isso vai evitar o mau cheiro nos bancos do veículo.

-BANCOS DE COURO
No caso dos bancos de couro, os mais simples cuidados com o estofamento são mais eficientes. Isso porque o banco de couro é praticamente impermeável (com exceção das costuras), o que impede a aderência de odores no banco, além de, na maioria das vezes, manter o brilho do couro e a qualidade mesmo quando o tempo estiver jogando contra.

O importante, somado à limpeza do banco com aspirador de pó, é utilizar um pano úmido e sabão neutro para sujeiras mais insistentes no estofamento. Em hipótese alguma, deixe um carro com banco de couro por muito tempo ao sol, já que o couro tende a ficar ressecado e quebradiço, arruinando todo um investimento realizado.

E O ESTOFAMENTO NA LATERAL DAS PORTAS?

Existem muitos modelos de carro com estofamentos em outras partes do veículo além dos bancos e encostos de cabeça, por exemplo. Nesses casos, os cuidados com o estofamento são praticamente os mesmos, tendo mais atenção apenas aos locais onde o revestimento fica exposto ao sol (no painel do veículo e na lateral das portas, por exemplo).

Não há segredos para cuidar do estofamento do carro. Aliás, existe apenas um: não exagere na limpeza dos bancos, evite produtos como vaselina ou silicone automotivo. Afinal, o banco do carro deve manter sua característica original mesmo depois do muito tempo de uso.

Texto: Redação

Fonte: Blog Connect Parts

Rodão

Comments are closed.